Segunda-Feira, 10 de Junho de 2019 - 14:26 (Agronegocios)

L
LIVRE

EMPRESA DE CHOCOLATE ARTESANAL MOVIMENTA O CENÁRIO AGRÍCOLA NA REGIÃO DO VALE DO JAMARI

Caso de sucesso em empreendedorismo e melhoria na gestão do negócio teve auxílio do Sebrae


Imprimir página

O Projeto Agroindústria tem acompanhado pouco mais de 30 empresas em Ariquemes e região, e uma fábrica de chocolate artesanal ganha destaque neste cenário. A Chocolate Jamari potencializou sua produção com consultorias e acompanhamento do Sebrae.

A produção de chocolate artesanal começou de um modo tímido e aos poucos foi ganhando força, e hoje é uma fábrica equipada, com instalações adequada, máquinas e licenças, podendo produzir até 120 quilos de chocolates por mês. O Projeto Agroindústria desenvolvido pelo Sebrae atua em quatro pilares principais, Gestão, Inovação, Sustentabilidade e Mercado, para alavancar e profissionalizar iniciativas como estas. Por meio de consultorias, a equipe realiza um mapeamento e apresenta um plano de ação.

Foi o que aconteceu com a Chocolate Jamari, o principal pilar trabalhado pelo Sebrae foi Inovação e Gestão, percebendo o cenário favorável e o alcance da empresa, as consultorias nortearam novas perspectivas para inovar os produtos, oferecer "o algo a mais", uma vez que o   mercado está mais competitivo. Foi quando o empresário, Tarciso Francisco, na busca por essa inovação, começou a produzir o licor cremoso de cacau e com especiarias e ainda percebeu a viabilidade para produção de manteiga de cacau.

O Sebrae ainda atuou auxiliando na gestão dos negócios, hoje a Chocolate Jamari produz de acordo com as encomendas, para não perde qualidade, pois o produto não fica estocado por muito tempo, e ainda todo o processo de execução dos produtos são de modo sustentável, desde a secagem da matéria-prima, a amêndoa do cacau, trituração à condensação até virar o chocolate, nada é perdido, seja para compostagem à gordura que vira manteiga.

Atualmente a Chocolate Jamari tem recebido encomendas de vários municípios do Estado, e tem expostos seus produtos em feiras e exposições, como Expovale, Agroshow, Rondônia Rural Show. O Sebrae Ariquemes, por meio do Projeto Agroindústria tem realiza acompanhamento e capacitação de empreendedores do setor agrícola, valorizando a produção local e fortalecendo a economia da região.

Para saber o que o Sebrae pode fazer por você, acesse o Site ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIne YouTube, no perfil Sebrae RO.

Fonte: 015 - Cristiano Borges Rodrigues

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias