Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019 - 11:20 (Geral)

L
LIVRE

EM VILHENA, GOVERNO FIRMA PARCERIA COM A PREFEITURA, FORTALECE AÇÕES AMBIENTAIS E IMPLANTA NOVA FERRAMENTA ELETRÔNICA

De acordo com assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Márcia Alves, o Sisdam foi criado pelos próprios técnicos do órgão, disponibilizando a ferramenta gratuitamente a 21 municípios, entre eles Vilhena.


Imprimir página

Com o objetivo de proporcionar maior autonomia, celeridade e economia nas ações de licenciamentos ambientais, o governo do Estado implantou, na quinta-feira (18), em Vilhena, o Sistema de Desenvolvimento Ambiental Municipal (Sisdam).

O Sisdam permite que todos os procedimentos administrativos, como vistoria, parecer técnico e emissão de licenças sejam disponíveis para o público através das secretarias municipais de meio ambiente, de forma transparente e descentralizada.

De acordo com assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Márcia Alves, o Sisdam foi criado pelos próprios técnicos do órgão, disponibilizando a ferramenta gratuitamente a 21 municípios, entre eles Vilhena.

“A ferramenta trará celeridade e transparência aos procedimentos de protocolos de licenças, vistorias e pareceres técnicos, antes vinculados aos processos de papéis”, explicou a assessora de descentralização da Sedam.

Durante o protocolo de parceria, servidores da Sedam capacitaram os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, esclarecendo dúvidas em relação à nova ferramenta e alimentando o Sisdam que, por sua vez, é interligado aos meios eletrônicos da Sedam.

Para a secretária municipal de Meio de Ambiente, Marcela Almeida, com o Sisdam, a partir de agora, as licenças e autorizações aos negócios comerciais e ambientais de níveis baixos e médios potenciais poluidores serão administrados pelo Secretaria Municipal, facilitando o atendimento e dando mais autonomia ao órgão municipal.

Segundo o representante do governo no Cone Sul, Nilton Gomes, a medida desafogará os serviços em âmbito estadual, proporcionando autonomia, economia e agilidade na liberação de licenças realizadas pelos municípios. “Essa é mais uma parceria importante que o Estado celebra com os municípios, que, de forma direta, trará mais rapidez às ações ambientais”.

Fonte: 030 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias