Sabado, 22 de Dezembro de 2018 - 13:16 (Colaboradores)

L
LIVRE

EM REUNIÃO COM O GOVERNADOR ELEITO, CHACAREIROS DO JARDIM SANTANA REIVINDICARÃO MELHORIAS EM ESTRADAS, AQUISIÇÃO DE TRATOR E TRANSPORTE

Na inicial, ‘a necessidade de reparos nas estradas, doação de calcário, adubos e aquisição de maquinários lideram as reivindicações’, ela sublinhou.


Imprimir página

Porto Velho, RONDÔNIA – Chacareiros do Jardim Santana, Zona Leste desta Capital, mesmo antes da posse do governador eleito Marcos Rocha, garantiram, nesta sexta-feira (21), que um documento-relatório focando o fortalecimento imediato da agricultura familiar será repassado ao mandatário do partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Encabeçando a planilha de demandas, a presidente da Associação de Ação Popular Integrada de Hortifrutigranjeiros da União (AAPIGHU), Gabriela Ortiz Camargo, 45, disse que ‘o documento exige correção de pontos críticos e readequação da malha viária, tanto urbana quanto rural, de toda a Zona Leste da cidade’.

- Em nome de 600 famílias de agricultores e dos cadastrados nos Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Mesa Brasil/SESEC, CONAB e Emater, recorremos ao governador eleito por não suportarmos mais tanto abandono e descaso, diz a líder chacareira.

Na ocasião, ela disse ao NEWSRONDONIA que ‘nossos agricultores apresentarão ao governador eleito a realidade atual em que pessoas que não plantam nada são, intensamente, beneficiadas com cessão de tratores pelo poder público e político que cobram de quem nada tem’.

- Dois desses elementos vinculados a dois deputados, um estadual e outro federal, não reeleitos, cobram na cara dura R$ 80 a hora máquina, além de imporem empresa privada para fazer georreferenciamento cujo trabalho poderá ser 0800 pela secretaria do Patrimônio do Estado, através de convênio com o Programa terra Legal, denuncia a senhora Camargo.

Para coibir esse tipo de exploração a incautos cidadãos que vivem da agricultura, muitos dos quais, quase sem nada para sobreviver com a família, Gabriela Carmargo, esteve com o governador eleito, tanto no primeiro quanto no segundo turno da eleição, e recebeu dele ‘sinal verde para fazer uma grande reunião na sede da AAPIGHU’.

Na ocasião, a líder chacareira exortará o futuro chefe de Governo Marcos Rocha, a estabelecer parceria com os chacareiros Jardim Santana, Estrada dos Piriquitos e região, além dele estudar uma extensa pauta de pleitos respaldada por mais de 600 assinaturas. Na inicial, ‘a necessidade de reparos nas estradas, doação de calcário, adubos e aquisição de maquinários lideram as reivindicações’, ela sublinhou.

A presidente da AAPIGHU, em nome das comunidades do entorno do setor chacareiro Jardim Santana, solicitará ao Chefe do Governo Estadual que assumirá no dia primeiro de janeiro de 2019, que o Departamento de Estrada (DER) lidere oencascalhamento, patrolamento e a construção de bueiros nas estradas de acesso que ligam a sede da entidade, propriedades rurais e nas vias vicinais que, segundo ela, ‘estão intransitáveis’.

Enfim, defenderão junto ao governador eleito melhorias solicitadas, que certamente, refletirão no ano de 2019, no reaquecimento da economia do município de Porto Velho, já que ‘a base das nossas comunidades chacareiras é a agricultura familiar, que utiliza desses trechos para garantir o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros, criação de aves, tubérculos (batata e inhame) e de polpas. Além do governo oferecer estradas de melhor qualidade para sustentar, ainda, o transporte escolar na região.

XICO NERY

Fonte: Xico Nery - News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias