Domingo, 26 de Janeiro de 2020 - 10:36 (Colaboradores)

L
LIVRE

DO FUNDO DO BAÚ: MERCADO MUNICIPAL DE PORTO VELHO

Essa obra durou 33 anos para ser concluída em definitivo e so foi inaugurada pelo Prefeito Ruy Cantanhedes, em 1950.


Imprimir página

ANÍSIO GORAYEB

O antigo Mercado Municipal de Porto Velho, do qual temos hoje uma réplica em tamanho menor no mesmo local, o atual Mercado Cultural, e que foi reaberto na sexta-feira, dia 24 de janeiro, durante as comemorações de 105 de instalação do município de Porto Velho, iniciou suas obras em 1917.

Esse novo mercado começou suas obras na gestão do Superintendente Joaquim Augusto Tanajura. Anteriormente, havia um outro mercado construído pelo seu antecessor, o Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense, diferente do atual. 

Vejam o que escreve o professor, escritor, historiador e autor da Bandeira do Munícipio, o grande mestre Antônio Cândido da Silva:

"O Doutor Joaquim Augusto Tanajura que substituiu o Major Guapindaia em 1 de janeiro de 1917, mandou demolir o prédio alegando a necessidade de se construir um prédio de grande porte. O Doutor Tanajura não conseguiu realizar o seu intento porque o seu gesto desagradou o povo que lhe negou apoio.

O Superintendente Tanajura buscou apoio financeiro junto ao governo do Amazonas tendo conseguido autorização através da Lei nº 903, de 31 de agosto de 1917, que autorizava o município a contrair um empréstimo no valor de (Rs.300.000.000) trezentos contos de réis."

Essa obra durou 33 anos para ser concluída em definitivo e so foi inaugurada pelo Prefeito Ruy Cantanhedes, em 1950.

Infelizmente um incêndio destruiu nosso antigo mercado em 1966.

Direto do Túnel do Tempo...

ANÍSIO GORAYEB

Fonte: Anísio Gorayeb - News Rondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias