Domingo, 05 de Maio de 2019 - 20:27 (Colaboradores)

L
LIVRE

DO FUNDO DO BAÚ: DIA DAS COMUNICAÇÕES

Em fevereiro de 1956, ainda em vida, recebe sua maior homenagem, quando a Câmara Federal aprova mudança do nome do Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia.


Imprimir página

No dia 05 de maio se comemora o Dia Nacional das Comunicações. Essa data foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. 

Esse grande sertanista e militar do exército realizou muitos feitos, dentre os quais, destacamo a Comissão Rondon (1907/1915), que tinha como objetivo ligar a linha telegráfica desde Cuiabá até Santo Antonio, no extremo norte do Mato Grosso e a criação do SPI (Serviço de Proteção ao Índio).

Em fevereiro de 1956, ainda em vida, recebe sua maior homenagem, quando a Câmara Federal aprova mudança do nome do Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia. Por sinal, Rondonia é único estado brasileiro que homenageia um personagem da história.

Marechal Rondon nasceu dia 05 de maio de 1865 na cidade de Santo Antônio do Leverger, no Estado do Mato Grosso, e faleceu no Rio de Janeiro aos 92 anos, dia 19 de janeiro de 1958.

Tenho a honra de ter o Marechal Rondon como meu patrono na Academia Rondoniense de Letras.

Fonte: Anísio Gorayeb - News Rondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias