Livre

DICAS PARA TER UMA ESTANTE DE LIVROS MAIS FUNCIONAL

ATENO! Isso no um tutorial de decorao de ambiente.
Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020 - 15:20

Exibir uma estante repleta de livros é um dos maiores orgulho que o leitor pode sentir, os olhos brilham ao ver centenas de lombadas coloridas. Vários títulos, muitas histórias, gêneros e autores diferentes, lindo aos olhos, agora basta saber se a maneira que os livros estão expostos fazem sentindo na hora de buscar algo específico.

Te pergunto: como anda a organização da sua estante? Os livros estão ordenados de maneira eficaz ou você precisa revirar tudo atrás de um livro? Se a resposta não foi muito positiva, não precisa quebrar a cabeça, comece tirando todos os livros da estante, aproveite para limpar os preciosos e siga as dicas que a Coluna Leitura Finalizada tem pra você.

  • Razão X Emoção – Defina que tipo de leitor você é. Existe o leitor racional, que olha para todos os livros da mesma forma e que prefere a organização semelhante à de uma biblioteca e existe o leitor emocional, para esse a lógica é separar os livros pelo apego sentimental;
     
  • Praticidade – Da mesma forma que não é certo julgar o livro pela capa, também não é correto usar o livro como objeto de decoração, então se você quer praticidade, esqueça a ideia de enfileirar os livros por cores e tamanhos;
     
  • Prateleiras – Imagina uma estante com quatro prateleiras e organize-a de cima para baixo. Quarta prateleira, a mais alta, coloque os livros mais raros, edições especiais, aqueles que você gostaria de manter em segurança. Terceira prateleira, lugar dos livros preferidos, aqueles que você já leu, ganhou seu coração e seu desejo é manter ao alcance para uma releitura. Segunda prateleira, agora é a vez dos livros em que a leitura foi satisfatória, mas não ficaram na sua lista dos melhores, provavelmente esses serões os primeiros a serem lembrados na hora do desapego. Primeira prateleira, aqui ficam todos os livros que você comprou por impulso e acabou não lendo, mas jura que um deles vai ser a próxima leitura, enquanto isso os pobres livros esquecidos ficam lá na prateleira mais baixa da sua estante aguardando serem lidos e finalmente terem um lugar definitivo e de honra.
     
  • Ordem alfabética – Você já sabe em qual prateleira o livro está locado e a melhor maneira de encontra-lo é enfileirar na ordem alfabética, a separação pode ser feita através do nome do autor ou do título. Eu prefiro usar o método do nome do autor, assim mantenho todos os títulos do mesmo autor ou série, reunidos;
     
  • Gênero ou assunto – Se você é um leitor eclético, pode criar uma ordem e agrupar por gênero, romance, biografia, fantasia e assim por diante;
     
  • Vertical e Horizontal – Não existe regra para isso, na verdade, a posição dos livros vai depender mesmo é do tamanho da estante e da quantidade de livros que você tem. E como não existem regras, você pode pensar um pouco na decor do ambiente, não sou tão chata assim... Se quer saber? Nas prateleiras coloco alguns livros na vertical e outros na horizontal só para dar um charme à minha estante.

Esses são os passos básicos para arrumar a sua biblioteca pessoal e otimizar o espaço, caso você queira uma organização profissional utilizada nas grandes bibliotecas, minha sugestão é que você utilize o método da catalogação chamado de “classificação decimal de Dewey”, para isso é necessário utilizar os códigos disponibilizados no site da Biblioteca Nacional. Não é difícil, mas vai exigir um pouco mais da sua atenção.

Os Livros são fontes de conhecimento, isso não se discute, mas vai muito além... para um leitor, o livro é vida, é muito amor envolvido em cada página, por isso cuidar bem da sua estante é um ato de respeito e carinho.

Aproveite sua estante organizada e boa leitura!

Fonte - Renata Camura - NewsRondonia

Comentários

News Poltica

News Polcia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.