Sexta-Feira, 05 de Abril de 2019 - 11:50 (Geral)

L
LIVRE

DESCANSA EM PAZ AMIGO! ADEUS A JOSÉ ALKBAL SODRÉ MAGO DOS ARRANJOS MUSICAIS

O mundo da música e da cultura de Porto Velho, perdeu na manhã de ontem dia 04, um dos mais respeitados músicos da Amazônia e em especial de Porto Velho, maestro José Alkbal Sodré.


Imprimir página

O mundo da música e da cultura de Porto Velho, perdeu na manhã de ontem dia 04, um dos mais respeitados músicos da Amazônia e em especial de Porto Velho, maestro José Alkbal Sodré.

Alkbal nasceu em Porto Velho e praticamente dedicou sua vida a produção de nossos artistas músicos. Após um período no Rio de Janeiro onde trabalhou com o grande Bira Hawai proprietário de um dos melhores estúdios de gravação do Brasil, voltou a Porto Velho e montou o Estúdio ainda na década de 1980.

Como músico profissional tocou na orquestra do famoso Raul de Barros no Rio de Janeiro e ao retornar a sua cidade natal ingressou na Banda Os Cobras do Forró e apesar de ter passado por várias bandas de Porto Velho, inclusive em bandas de rock, Alkbal sempre dizia, que se sentia melhor tocando forró com os Cobras. Aliás foram os integrantes dos Cobras de Forró que o incentivaram a montar o Estúdio Verde.

Pouquíssimos são os artistas cantores e músicos de Porto Velho, que não passaram ou gravaram seus trabalhos com o Alkbal no Estúdio Verde. Muito antes das gravações em CD Alkbal produziu discos em vinil de bandas como Os Cobras do Forró, os Sambas de Enredo das escolas de samba de Porto Velho, os cantores e músicos evangélicos gravavam suas obras no Estúdio Verde.

Alkbal Sodré foi por determinado tempo coordenador da Banda da Banda do Vai Quem Quer, Banda Carijó do Galo da Meia Noite, maestro do Quarteto dos Cobras. Era o arranjador preferido pelos compositores de Porto Velho. Começou como músico tocando instrumentos de corda, cavaquinho, violão, banjo, contra baixo e piano. Ainda no Rio de Janeiro Gravou com Milton Manhãs grande produtor, Almirguineto, Jovelina Pérola Negra, Reinaldo chamado de O Príncipe do Pagode, Preto Sem Preconceito, Só Pra Contrariar, Genival Lacerda, Sandro Beck e tantos outros.

Ultimamente comno funcionário municipal ministrava aula nas escolas de música Som na Leste, Laio e Jorge Andrade

Velório

O corpo do José Alkbal Sodré está sendo velado no Mercado Cultural, desde as 18 horas de ontem.

Fonte: 015 - Silvio Santos / NewsRondonia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias