Terça-Feira, 19 de Maio de 2020 - 20:17 (Política)

L
LIVRE

DEPUTADOS APROVAM REQUERIMENTO PEDINDO INTERVENÇÃO NA SAÚDE DE GUAJARÁ-MIRIM

Município enfrenta dificuldades em conter mortes por Covid-19 e parlamentares cobram apoio


Imprimir página

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, durante sessão desta terça-feira (19), requerimento de autoria coletiva, que pede que o Governo, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), proceda a imediata intervenção na saúde do Município de Guajará-Mirim, que enfrenta uma grave crise com a pandemia do Coronavírus.

A matéria foi uma iniciativa do presidente Laerte Gomes (PSDB) e do deputado Dr. Neidson (PMN), mas que, por sua importância, ganhou a adesão dos demais parlamentares."Hoje, a situação de Guajará-Mirim, com uma alta taxa de mortalidade por Covid-19, chama a atenção de todo o Estado. É preciso uma ação efetiva e imediata por parte do Governo, que deve optar entre intervir de forma total ou intervir parcialmente, atuando em parceria", explicou Laerte Gomes.

Dr. Neidson reforçou a necessidade de o Governo levar ações para o Município. "Guajará teve 34 casos de Covid-19 confirmados até esta segunda (18) e registrou 17 mortes. É o maior percentual de mortalidade de que se tem notícia no país. A população está assustada e clama por apoio, por isso estamos aprovando esse requerimento, para que o Estado interfira na saúde do Município".

O deputado Adailton Fúria (PSD) também se posicionou favorável à medida, mas pontuou que Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná e em Ariquemes, é preciso também receber aumento no número de leitos de UTI e de condições de trabalho aos profissionais da saúde, que tratam do pacientes com a Covid-19.

"A situação é grave e é preciso planejamento e ações concretas, para reforçar a capacidade de atendimento nas unidades de saúde, com o crescente aumento no número de caso de contaminados com Coronavírus", completou Furia.

Adelino Follador (DEM) disse que defende a intervenção, mas observou que é preciso levar ações efetivas, não apenas discurso e promessas. "Se vai intervir, que faça a coisa certa, que faça as ações concretas e que possa trazer benefícios à população, que tanto espera e precisa desse apoio".

Já o deputado Lazinho da Fetagro (PT), manifestou a sua preocupação com a demora em o Governo apoiar Guajará-Mirim. "A situação é muito grave e, mesmo assim, somente com a manifestação desta Casa, é que o Governo se mobiliza para dar algum apoio ao município", relatou.

Chiquinho da Emater (PSB) defendeu a intervenção na saúde em Guajará-Mirim, além da locação de leitos de UTI em Ji-Paraná e também para Vilhena e Ariquemes.

Eranildo Costa Luna-ALE/RO
Foto: Marcos Figueira-ALE/RO

Fonte: Decom/ale-ro

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias