Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2019 - 11:39 (Artigos)

L
LIVRE

CRIAR UMA LOJA ONLINE OU USAR UMA PLATAFORMA?

Afinal, é melhor criar uma loja online ou usar uma plataforma? Veja a seguir as vantagens e desvantagens de cada método!


Imprimir página

Se você está aqui isso significa que você está pensando em criar sua própria loja virtual, certo? No entanto, ainda tem dúvidas sobre qual a melhor forma de criá-la. Afinal, é melhor criar uma loja online ou usar uma plataforma? Veja a seguir as vantagens e desvantagens de cada método!

PORQUE UMA LOJA VIRTUAL?

Muitos empreendedores estão optando por criar lojas virtuais para vender seus produtos. Isso porque as vantagens desse modelo de loja são inúmeras! Veja algumas:

BAIXO CUSTO 

Uma loja virtual implica economia imediata em vários aspectos. Como o aluguel de um espaço por exemplo. Mesmo que você precise pagar uma certa quantia pelo domínio e hospedagem de um site ou pague uma mensalidade a alguma plataforma, o valor nem chega perto ao pago pela ocupação de um ponto comercial.

Além de outras despesas que não serão um problema com uma loja virtual. Como luz, água ou número de funcionários.

MAIOR DEMANDA

Busca vender mais e para pessoas diferentes do padrão de apenas amigos e familiares? Uma loja virtual pode ser a melhor solução! Porque um negócio online não possui fronteiras de estado ou região. Portanto seus clientes podem variar entre pessoas provenientes da sua cidade, do país ou ainda do mundo inteiro.

INOVAÇÃO

Uma das melhores maneiras de conquistar público e autoridade no mercado é investir em inovação. Porque demonstra preocupação por parte da empresa em buscar novas soluções. Isso mostra que a sua marca busca estar atualizada para oferecer a melhor experiência.

E umas das formas que as empresas físicas tradicionais encontraram para inovar e se manter atualizado é criar versões online. Lojas virtuais, além dos benefícios já citados acima, passam para a sua marca um conceito de modernidade.

E isso é muito importante para o marketing da sua empresa.

DICAS PARA COMEÇAR COM O PÉ DIREITO!

Está interessado em montar sua loja online, mas não sabe por onde começar? Comece bem com o pé direito dando atenção a esses poucos fatores!

  • Escolha seu nicho- seja o mais específico que puder e consiga visitas que realmente se tornem clientes. Por exemplo: pensa em abrir uma loja virtual com o tema acessórios? Escolha um nicho específico e se especialize! Como acessórios infantis ou acessórios masculinos apenas.
  • Faça pesquisa de mercado- pesquise bem a sua concorrência e use as ideias deles como inspiração. Atenção: inspiração, não cópia! 
  • Escolha uma forma- Pesquise qual opção é mais interessante e viável para você: criar a loja usando um site ou usar uma plataforma de ecommerce específica para essa tarefa.
  • Gerencie e monitore- fique de olho sempre, para dessa forma mudar o que precisa ser melhorado

CRIO MINHA LOJA EM UM SITE OU USO UMA PLATAFORMA DE ECOMMERCE?

Depois que passar das etapas de pesquisa de nicho e mercado, está na hora de realmente criar a sua própria loja virtual! Mas… como criar, ou melhor, onde?

Existem diversos sites e plataformas para criar uma loja virtual. O mercado está cheio deles! No entanto, uma dúvida ainda fica no ar: qual dessas maneiras é a melhor?

CRIANDO UMA LOJA ONLINE USANDO SITE

Uma maneira de criar uma loja virtual é utilizando um site para isso. Muitas lojas online de sucesso foram criadas dessa maneira. Como o site das lojas Americanas por exemplo. Foi criado em um site, mas tem o formato de uma loja online.

VANTAGENS

As maiores vantagens têm relação a possibilidade de personalização. Como o site é seu, você tem acesso ao código dele e isso te permite fazer quaisquer alterações que achar necessárias. 

Mesmo que você use um site em CMS e não entenda tanto de programação, ainda assim, o grau de personalização ainda é muito superior às plataformas.

Por exemplo, se você deseja mudar completamente a identidade visual da sua loja virtual, nada te impede.

Além do mais, com um site próprio você pode resolver possíveis problemas de forma muito mais rápida e por si mesmo.

DESVANTAGENS

A principal desvantagem é que esse formato geralmente demanda mais investimento em:

TEMPO

Quanto mais personalizada e diferenciada você quer que a sua loja seja, mais tempo vai levar para por no ar. Exclusividade exige tempo.

E se estiver pensando em criar sua loja virtual usando um site, saiba que as decisões estarão todas em suas mãos. Logo, você terá que dedicar tempo e atenção aos mínimos detalhes. Porque serão esses mínimos detalhes que farão a diferença!

CONHECIMENTO TÉCNICO

Alguns sites e CMS's possuem plugins que auxiliam muito na hora de configurar a sua loja virtual. No entanto, sempre chega aquele momento em que você não tem conhecimento o suficiente. Para resolver alguns problemas nas páginas, um conhecimento técnico mais específico será necessário em alguma hora.

Então o jeito é investir em conhecimento técnico e buscar estudar, aprender para somente então conseguir resolver o problema.

EQUIPE

Se você não tem tempo disponível para se especializar e aprender linguagem de programação, você terá que contratar alguém externo para o serviço.

Você pode acabar tendo que montar uma equipe técnica para resolver algumas situações. Não estou dizendo que montar uma equipe seja algo ruim, aliás, é até aconselhável que você conte com a ajuda de alguém mais especializado. Até porque, é difícil gerir uma loja virtual completamente sozinho.

No entanto, isso não deixa de ser uma desvantagem quando comparado a uma plataforma.

CRIANDO UMA LOJA ONLINE USANDO PLATAFORMA

Outra maneira de criar uma loja online para você é através de plataformas. São inúmeras e com as mais diversas facilidades, funções e preços. Você pode inclusive alugar uma loja online, se desejar!

No entanto, assim como acontece com os sites, as plataformas também possuem seu lado positivo e negativo. Portanto também são passíveis de análise cuidadosa para saber se realmente é a melhor solução. Veja a seguir algumas vantagens que essa opção proporciona!

VANTAGENS

As principais vantagens de se usar plataformas de ecommerce para cria a sua loja são: praticidade e custo.

PRATICIDADE

Uma loja criada em plataforma implica praticidade. Porque ao contrário de sites em que você precisa criar sua loja totalmente do zero, existem templates prontos para você usar.

Outra praticidade é que na maioria dos casos as plataformas é que são responsáveis por toda a parte técnica e administrativa. Algumas dessas plataformas permitem inclusive que você fique responsável somente pelas vendas e administração dos pedidos.

CUSTO

Existem plataformas das mais diversas e todas com os mais variados preços e acessíveis! Sem contar que como a parte técnica fica por responsabilidade da plataforma, você reduz custo com contratação de programadores, por exemplo.

DESVANTAGENS

Algumas desvantagens de se usar plataformas para criar lojas virtuais:

  1. Você não tem acesso ao código fonte dessa loja, portanto a personalização é muito limitada. Portanto, o layout da sua loja fica limitado às opções que a plataforma te dá.
  2. Se tiver algum problema nas páginas você não poderá resolver por si mesmo. Terá de entrar em contato com o suporte da plataforma e esperar que eles resolvam o problema. A questão é que às vezes isso pode demorar um pouquinho.

Seja qual for o caso, o fato é que uma loja virtual, mesmo sendo online, ainda é uma loja. Isso significa que a sua criação também precisa de atenção.

Então analise bem suas opções e veja qual satisfaz melhor as suas necessidades de acordo com a sua realidade. Por exemplo, quem não tem muito tempo ou conhecimento técnico pode optar pelas plataformas. Já quem precisa de algo mais exclusivo pode escolher fazer em um site, ou contratar alguém que o faça. Fica a seu critério!

Fonte: News Rondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias