Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019 - 18:06 (Cidades)

L
LIVRE

CRAS REALIZA PALESTRA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM CASTANHEIRAS

Confira!


Imprimir página

A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social, CRAS do município de Castanheiras (RO), em parceria com a Prefeitura Municipal realizou na sexta-feira, dia 22, uma palestra e diversas apresentações em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro, para as famílias assistidas na localidade. 

Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira e de acordo com a Assistente Social, Soraia Batista, a data foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial.

"Hoje é um dia em especial para chamar a atenção da população e para conscientização sobre a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social, também é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Sendo assim, essa é uma data cultural marcante e importante de ser lembrada e comemorada", explica Soraia. 

Mostrar a importância da beleza negra, a sua história, sua identidade e as dificuldades enfrentadas em seu cotidiano, esses foram alguns dos objetivos propostos sobre a consciência negra realizado no CRAS e segundo a Professora, Edenilda Januário, todos os anos esse é um assunto que é bastante debatido em sala de aula, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre o respeito e o preconceito.  "De uma forma extrovertida estamos aqui tentando conscientizar cada um de que forma devem viver na sociedade, para que eles possam crescer com essa consciência que não devemos desvalorizar ninguém, todos nós independentes de cor ou raça somos todos importantes", enfatiza a professora Edenilda. 

O evento contou com também com a participação dos Idosos e dos alunos da Escola Vasco da Gama. Os alunos realizaram varias apresentações em Homenagem ao Dia da Consciência Negra e de acordo com a Secretaria de Assistência Social, Regina Gonçalves, foi um evento aberto para toda a comunidade, com o objetivo de despertar manter viva na mente da população o "NÁO AO PRECONCEITO", destaca Secretaria, Regina.

Fonte: 010 - assessoria

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias