Sabado, 17 de Janeiro de 2015 - 09:21 (Colaboradores)

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA

Com todo o respeito que o Flamengo,Grêmio, Santos, Palmeiras,Vasco, Fluminense e outros times brasileiros merecem, hoje, esses cinco clubes, antes mencionados, são os mais fortes e organizados do país.


Imprimir página

Os brasileiros apaixonados pelo futebol estam contando os dias para poder voltar acompanhar seus times de coração. Mas esse ano,um fato chama atenção. Acredito que o país nunca esteve tão bem representado na competição mais importante do continente como vai acontecer nesse primeiro semestre.

Com todo o respeito que o Flamengo,Grêmio, Santos, Palmeiras,Vasco, Fluminense e outros times brasileiros merecem, hoje, esses cinco clubes, antes mencionados, são os mais fortes e organizados do país.

Vou começar pelo time de Itaquera. Além, de contar com a mais louca e fanática torcida brasileira, o Corinthians conta com bons jogadores como Elias, Ralf, Guerreiro, Sheik, Renato Augusto, Cácio, Christian e Lodeiro. Além disso,o time ainda procura reforços, Edu Drascena parece ser um deles.

Mas o que deixa os corintianos eufóricos é o retorno do treinador Tite. Pra mim, esse treinador é mais um dos treinadores comuns do futebol brasileiro, mas reconheço que a sua essessiva preocupação defensiva, onde vitórias de 1x0 são grandes goleadas, costumam dar certo nessa competição.

Ainda em São Paulo encontramos outro grande favorito. O time treinado pelo Murici, esse sim um grande treinador, sabe como conquistar esse tipo de campeonato. Não entendo porque o clube renovou com o ultrapassado Rogério Cêni, num momento onde o ótimo Jefferson estava dando sopa. Mas o passado vitorioso do goleiro tricolor tem tudopara me fazer queimar a língua. A torcida do rico time paulista gosta como poucas da Libertadores, o time se transforma completamente durante esse período. Jogadores como Alan kardec, Luis Fabiano, Rodrigo Caio, Souza, Pato, Álvaro Pereira e Tolói qualificam qualquer equipe como favorito. Ainda buscam reforços, Conca é o grande sonho.

Pra mim,o time do Morombi é o grande favorito, graças ao seu treinador. De Minas Gerais vem outros dois monstros do futebol brasileiro.

O Galo possivelmente vai perder Diego Tardelli, para o futebol chinês. Mas já contratou o matador argentino Lucas Pratto, homem de área, que foi grande nome do campeonato argentino no ano passado.

O treinador Levir Culpi foi uma grata surpresa depois de retornar do Japão, mas o grande diferencial desse time mineiro é sua torcida quando jogarem casa, principalmente, se for no Orto.

Jogam um futebol bonito, ofensivo e muito rápido, mas não levo fé neles fora de casa. Já o Cruzeiro, com a venda do Ricardo Goulart para a China, se tornou muito forte economicamente.

Já se destaca como o time mais organizado do  país, bi campeão nacional e agora a raposa esta com fome de reforços. Contratou Leandro Damião e o ótimo lateral Fabiano ainda em 2014, busca um zagueiro, um lateral esquerdo e um meia atacante.

Minha grande dúvida é se o seu ótimo treinadorjá aprendeu orientar o seu time em campeonatos mata-mata. Até agora se mostrou mestre em pontos corridos, mas fraquíssimo em confrontos diretos.

A grave cirurgia do Dedé, que só volta no segundo semestre e a venda dobro lateral Egídio vai fazer diferença. Sou daqueles que apostam no retorno do futebol do Leandro Damião, e se isso acontecer, o time azul vai possuir um centroavante apto para esse tipo de competição. 

Seu novo presidente, Vitório Pífero, prometeu folha salarial em torno de 15 milhões, durante a campanha eleitoral, e até agora parece que não estava brincando. 

Depois de perder a briga com o Corinthians, pelo treinador Tite, de ser preterido pelo Luxemburgo e de levar um não do Abel Braga, o mandatário colorado foi para o Uruguai, e trouxe de lá o jovem treinador Diego Aguirre. E é exatamente esse o grande ponto de interrogação desse time vermelho.

Mesmo com reforços do quilate do zagueiro Rever, do jovem meia atacante Vitinho e do bom volante Nilton, não sabemos o que passa na cabeça do treinador uruguaio. O time colorado já contava com jogadores conhecidos como Paulão, Fabrício, Williams, Araguiz, Nilmar e o craque De Alessandro.

Ainda possui a melhor safra de garotos do futebol brasileiro (juntamente, com a do Santos) pedindo passagem. Não tenho dúvida de que se o treinador colorado tiver coragem para afastar veteranos como Dida, Alex, Juan e Ygor do time titular, o ano colorado cai ser de conquistas importantes.

Além disso, a nova diretoria se aproximou do BMG, banco que ainda investe em futebol. Junto com o empresário colorado Delci Sonda e com a ótima arrecadação do programa sócio torcedor, o BMG está disposto a tornar o time gaúcho uma das suas principais vitrines.

Segundo algumas informações, o time vermelho ainda busca no mínimo mais três grandes nomes. Mas nenhum time possui um vestiário tão perigoso como o time da beira do Guaíba, onde jogadores como Juan, Dida, Rafael Moura, Alex e DAle mandam muito.

Com tudo isso, volto a dizer, aposto em grandes emoções nesse primeiro semestre, na mais importante competição do nosso continente. E que um desses cinco times brasileiros vai estar em dezembro,no Japão, disputando o mundial de clubes.

Fonte: Mauro Gonçalves Soares

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias