Sexta-Feira, 04 de Outubro de 2019 - 17:39 (Geral)

L
LIVRE

COOPERADA DA SICOOB CREDIPÉ VENCEDORA DA QUARTA EDIÇÃO DO CONCAFÉ

Cerimônia de premiação do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade de Rondônia, Concafé, foi realizada em Cacoal (RO).Café campeão na categoria qualidade, é produzido por uma cooperada da Sicoob Credip, no município de Novo Horizonte do Oeste.


Imprimir página

A 4º edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade de Rondônia, o Concafé,teve mais de 300 cafeicultores inscritos. A cerimônia de premiação foi realizadaem Cacoal (RO) e reuniu produtores de 30 municípios de Rondônia. Este ano, o café vencedor na categoria qualidade é do município de Novo Horizonte do Oeste. Já na categoria sustentabilidade o prêmio ficou com produtor de Cacoal. A Sicoob Credip uma das patrocinadoras do evento, esteve presente na premiação.

O café produzido pela cooperada da Sicoob Credip, Poliana Perrut de Lima, de Novo Horizonte do Oeste alcançou 88,6 pontos e foi eleito o melhor grão de Rondônia.Como premiação a cafeicultora ganhou R$ 15 mil em prêmios e ainda vendeu cinco sacas do café por R$ 3 mil cada.

“Comecei a plantar café junto com meu esposo, em maio do ano passado, então essa foi a nossa primeira produção. Caprichamos bastante na colheita e pós colheita. Depois de colhermos os grãos bem maduros, passamos para o processo de lavagem na caixa d’água, retirando aqueles grãos boias que tem uma qualidade inferior. Por último, secamos esse café em um terreiro suspenso para que esse grão tenha uma qualidade melhor”, explicou Poliana.

Poliana também é engenheira agrônoma e se diz apaixonada por café. Ela começou a trabalhar com o grão em 2014, quando montou o próprio viveiro de mudas de café clonal na linha 152 Sul, em Novo Horizonte do Oeste. Para iniciar o negócio a cafeicultora contou com o apoio da Sicoob Credip.

“A Credip sempre foi parceira nossa, com recursos da Cooperativa conseguimos investir no viveiro de mudas e também na lavoura de café.Na propriedade temos quase dois hectares de cafés plantados e queremos aumentar para 12 hectares.  Hoje praticamente toda nossa movimentação financeira passa pela Sicoob Credip”, disse a cafeicultora.

De acordo com o gerente de um dos pontos de atendimento da Sicoob Credip em Cacoal, Ivan Lopes de Araújo, o apoio da Cooperativa no evento é importante para incentivar a qualidade da produção e também contribuir com os pequenos produtores.

“Sempre que estamos presentes nesses eventos temos a oportunidade de aproximar o relacionamento com o cooperado e também com aqueles que desejam se associar. A Sicoob Credip tem sido parceira dos produtores rurais, atendendo as demandas dos cooperados, promovendo o crescimento dos negócios e das comunidades onde atua”, enfatizou Ivan.

Vencedores da 4ª edição do Concafé

Categoria qualidade do café

1º LUGAR – Poliana Perrut de Lima – Novo Horizonte
2º LUGAR – Dione Mendes Bento - Cacoal
3º LUGAR – Wilson Nakodah – Cacoal

Categoria sustentabilidade

1º LUGAR – Ronaldo Bento – Cacoal
2º LUGAR – Elis Regina Coelho de Oliveira – Nova Brasilândia
3º LUGAR – Elivelton Bonfante – Nova Brasilândia

Fonte: 010 - assessoria

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias