Terça-Feira, 06 de Agosto de 2019 - 10:07 (Artigos)

L
LIVRE

CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA CONSULTÓRIOS, CLÍNICAS E HOSPITAIS - POR QUE É IMPORTANTE?

Muitos especialistas da área da saúde encontram dificuldades para gerir o próprio negócio.


Imprimir página

Dentre tantas especialidades médicas e odontológicas existentes, o que faz com que hospitais, clínicas e consultórios se destaquem e atraiam cada vez mais pacientes, e consequentemente, lucratividade? Profissionais da área da saúde, sobretudo, os empreendedores, podem encontrar no trabalho de consultoria empresarial para consultórios, clínicas e hospitais, o caminho do sucesso.

Segundo dados da Federação dos Hospitais e Clínicas, em 2017, o número de estabelecimentos particulares teve um crescimento de 5,1%, as clínicas representando o percentual de 8,1% e os consultórios médicos, 4,1%.

O consultor empresarial, Adm. Carlos Moreira, da MORCONE Consultoria Empresarial, ressalta o crescimento no número de médicos e dentistas empreendedores, que mantêm o próprio consultório, clínica ou hospital, mas faz uma observação quanto a um problema recorrente dentre esse público:

“Esse profissional, além de atuar em sua especialidade, precisa lidar com as práticas de gestão de negócio. O ideal é que exista um auxílio para a parte administrativa da empresa”, orienta o consultor.

Atualmente tem sido uma prática cada vez mais comum que grandes instituições, ofereçam o trabalho de consultoria e auxílio em gestão a outras instituições, públicas ou privadas.

Consultoria empresarial para consultórios, clínicas e hospitais – Ser médico/dentista ou empresário?

É possível que um profissional exerça a profissão na área da saúde ao mesmo tempo em que administra o próprio negócio? Segundo o especialista em gestão empresarial, é natural que muitos especialistas da área da saúde encontrem dificuldades para gerir o próprio consultório, clínica ou hospital, por conta de se tratarem de duas atividades que demandam tempo e cuidado.

“A busca pela consultoria empresarial para consultórios, clínicas e hospitais tem crescido cada vez mais porque se trata de um trabalho de grande valia para os profissionais da área da saúde que também são empresários e não têm tempo ou expertises para a gestão do próprio negócio”, explica o Adm.

O especialista ressalta a importância da consultoria para hospitais, clínicas e consultórios auxiliando no processo da gestão empresarial, no cumprimento de normas e protocolos, no atendimento a pacientes, etc.

“Essa consultoria segmentada ajuda na criação de estratégias específicas para este nicho de negócio, assim como auxilia para que os serviços possam chegar aos pacientes da melhor maneira e para que o consultório, clínica ou hospital ganhe destaque, ou seja, vantagem competitiva no mercado”, acrescenta.

Quando é preciso procurar por uma consultoria empresarial?

Algumas necessidades podem apontar que é o momento de procurar a ajuda de um profissional com experiência em gestão empresarial, tais como:

Desejo do aumento da lucratividade

Muitos profissionais da saúde que são empresários desejam ver seu consultório, clínica ou hospital crescer em lucratividade. A consultoria empresarial ajuda o empresário a repensar a sua atuação, como o que poderia ser feito para atrair mais pacientes e quais seriam os caminhos para expansão.

“De repente o especialista tem o desejo de abrir novas unidades de seu consultório, clínica ou hospital, mas não tem ideia de como começar. A consultoria empresarial é muito útil para apontar as alternativas”, esclarece o consultor empresarial.

Corte de custos e novos investimentos

Faz parte do avanço dos consultórios, das clínicas ou dos hospitais no mercado, as soluções tecnológicas que otimizam o tempo e trabalho. Alguns gastos podem ser cortados a fim de que novos investimentos possam ser realizados. A consultoria empresarial voltada para a área médica pode ajudar a ampliar a visão do médico/dentista empresário que deseja expandir, mas não sabe por onde deve começar.

Correção de erros

Maus resultados que aparecem recorrentemente mostram que há problemas na gestão que precisam ser corrigidos. A consultoria empresarial para consultórios, clínicas e hospitais ajuda o profissional da área da saúde a enxergar o que precisa ser corrigido na gestão, para que o crescimento aconteça.

Principais benefícios da consultoria empresarial para consultórios, clínicas e hospitais

Excelência no atendimento aos pacientes

Quando as atividades de gestão são repassadas a um consultor, o especialista consegue ter mais tempo para se dedicar à sua especialidade e mesmo que seja necessário acompanhar o andamento do trabalho do consultor empresarial, será possível ao especialista ter maior foco no atendimento aos clientes.

Assertividade nas tarefas

Com a consultoria empresarial para consultórios, clínicas e hospitais, o médico/dentista empresário consegue focar em suas tarefas, importantes para o bom funcionamento de seu negócio, deixando toda a parte administrativa e relacionada às necessidades organizacionais nas mãos do especialista em gestão.

Expansão de visão

Quando alguém está à frente de um negócio, geralmente não consegue ter ampla visão sobre aspectos externos e internos à empresa.

“O consultor empresarial ajuda o gestor a enxergar os problemas internos na administração do negócio e o situa diante do contexto externo, o que expande a visão do especialista e o ajuda a enxergar as oportunidades para o crescimento de seu consultório, clínica ou hospital”, esclarece o consultor.

Renovação na maneira de gerir o negócio

Quando o consultório, clínica ou hospital recorre ao auxílio de uma consultoria empresarial, consegue obter uma análise minuciosa do que ocorre no negócio e o que o mercado reserva de novidades no segmento.

Fonte: assessoria

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias