Sexta-Feira, 26 de Abril de 2019 - 09:01 (Saude)

L
LIVRE

CONHEÇA 5 ALIMENTOS QUE AJUDAM A MANTER A BOA SAÚDE BUCAL

Além de manter a higiene e os cuidados rotineiros, é preciso incluir no cardápio alimentos que ajudam a manter o sorriso saudável em dia.


Imprimir página

Escovação, uso do fio dental e visita periódica ao dentista: cuidar da estética dental é também cuidar da saúde da boca. Além de manter a higiene e os cuidados rotineiros, é preciso incluir no cardápio alimentos que ajudam a manter o sorriso saudável em dia.

Evitar ou reduzir o consumo de açúcares e alimentos industrializados é o primeiro passo para uma boca saudável. Bebidas como café e chá preto devem ser consumidas com parcimônia, pois contêm substâncias que podem amarelar os dentes com o tempo.

Entre a lista de alimentos amigos dos dentes estão:

1) Alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras movimentam com mais vigor a arcada dentária, permanecendo mais tempo na boca durante a mastigação e promovendo a remoção de uma parte das impurezas acumuladas nos dentes. Além de fazerem bem para o organismo como um todos, estes alimentos também são excelentes para os dentes. Pães integrais, cereais integrais, farelos, frutas como maçã, vegetais e legumes são alguns exemplos.

2) Leite e derivados

Ricos em cálcio, o leite e seus derivados fazem bem para os ossos e para os dentes. Além disso, reduzem a acidez bucal e protegem o esmalte dental.

3) Chocolate

Sim, isso mesmo! As versões com mais cacau e menos açúcar ajudam a equilibrar a acidez, a reduzir as inflamações da gengiva e proteger os dentes das erosões. Apesar do açúcar presente (importante a escovação após o consumo!), é uma opção melhor para os dentes do que biscoitos, balas e outros doces.

4) Água

Essencial para o bom funcionamento do organismo como um todo, a água ajuda a equilibrar a acidez bucal e mantém a mucosa hidratada, evitando o mau hálito.

5) Vitamina C

Frutas, legumes e hortaliças ricas em vitamina C têm poder cicatrizante, o que é benéfico para pequenos cortes e machucados na gengiva - como os que podem ocorrer durante o uso do fio dental.

Fonte: assessoria

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias