Terça-Feira, 28 de Maio de 2019 - 18:18 (Esportes)

L
LIVRE

COM SHOW DE APRESENTAÇÕES, PREFEITURA DÁ O PONTAPÉ INICIAL DOS JOGOS ESCOLARES DE VILHENA

1.500 alunos de diversas instituições de ensino do município disputam a melhor posição das 19 modalidades dos jogos até o dia 2 de junho


Imprimir página

Desde a última quinta-feira, 23, a cidade de Vilhena está repleta de atividades esportivas, através dos Jogos Escolares de Vilhena, o JEVs. A 23ª edição dos jogos está envolvendo cerca de 1.500 alunos de 19 instituições de ensino entre públicas e particulares. A abertura oficial do evento aconteceu no último sábado, 25, no Ginásio Jorge Teixeira e foi um show à parte. 

Ao todo os JEVs englobam 19 modalidades esportivas e serão disputados até o próximo dia 2 de junho para incentivar hábitos de vida saudáveis promovendo a descoberta de novos prodígios juvenis do Esporte. Neste tema o prefeito de Vilhena Eduardo Japonês relembra do apoio ao Esporte na infância e adolescência para o surgimento destes futuros atletas de ponta. “O futebol brasileiro é reconhecido no mundo inteiro, mas começou com isso, com jovens nesses eventos que englobam diversas modalidades. Daqui os nossos atletas vão para a edição estadual, podendo chegar a nível nacional, quem sabe um dia podemos ter atletas profissionais vindos da nossa cidade, por isso o importante é sempre apoiar essas iniciativas”, aponta.

O evento de abertura contou com a presença do prefeito Eduardo Japonês, o secretário de Esportes Silmar de Freitas, da secretária de Educação Vivian Repessold, da chefe de gabinete Margarida Duarte, bem como dos vereadores Ronildo Macedo e Samir Ali, da coordenadora regional de educação da Seduc, Marizete Rover e do subtenente do Tiro de Guerra, Jurandir Santana.

Os Jogos Escolares de Vilhena se dividem em duas categorias, infantil e juvenil, além de abrangerem várias modalidades olímpicas e paralímpicas. As modalidades de disputa são atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, karatê, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei de praia e voleibol. Os esportes paralímpicos serão divididos em três categorias: A (para alunos nascidos entre 2005 e 2007), B (nascidos entre 2002 e 2004) e C (nascidos até 2001). O esporte paralímpico do no JEVs engloba bocha adaptada, atletismo, natação e tênis de mesa.

Durante abertura, diversas instituições de ensino participaram da solenidade que também contou com as apresentações de ginástica rítmica de crianças e adolescentes de projetos sociais e particulares do município. Ao final da cerimônia foi acesa a pira olímpica, dando o pontapé oficial para o início dos jogos. Logo em seguida teve a primeira partida pós abertura, com o jogo de handebol feminino, vitória da escola Machado de Assis por 14 a 7 contra a equipe do Coopevi.

Silmar de Freitas, secretário de esportes, destaca que ao JEVs é realizado em conjunto com a Seduc para a composição do calendário e tabelas. “Temos uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado, através do Evandro Marcos, onde produzem o calendário, tabelas e diários. Mas todo o evento com material esportivo, locais de jogos e arbitragem fica por conta da Prefeitura”, disse o secretário.

RESULTADOS DOS JOGOS - O primeiro boletim informativo com os resultados dos jogos saiu nesta segunda-feira, 27, e todos os demais poderão ser consultados através do link: http://bit.ly/JEVs2019Boletins.

A galeria de fotos da abertura pode ser acessada neste link: http://bit.ly/AberturaJEVs2019, assim como a reportagem em vídeo através deste link: https://youtu.be/dxreipgTXM0

Fonte: 010 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias