Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019 - 12:05 (Turismo)

L
LIVRE

COM APROVAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO PELO LEGISLATIVO, SETUR PODE PROMOVER O TRADE TURÍSTICO EM RONDÔNIA

Com a viabilização das políticas públicas estaduais, os investimentos financeiros municipais, estaduais e federais podem ser aplicados, garantindo o movimento turístico dentro do Estado.


Imprimir página

Após aprovação da Assembleia Legislativa de Rondônia, foi criado oficialmente o Conselho Estadual de Turismo (Consetur), pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o que possibilita ao Governo desenvolver políticas públicas e garantir o movimento turístico no Estado.

O Conselho Estadual é parte de uma exigência do Ministério do Turismo, a partir do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que desenvolve o mapeamento do turismo com as cidades qualificadas e preparadas pelo Estado. Com um remapeamento, foi criado o próximo Mapa de Turismo – 2020 a 2022. Nesse último mapeamento, 25 cidades foram aprovadas pelo MTur e, com isso, 90% dos recursos federais são destinados às cidades do mapa.

Paralelo ao mapeamento, a Setur ainda realizou capacitações nos municípios e efetivou a criação de sete polos turísticos, como um dos trabalhos já desenvolvidos pelo Consetur. Com a viabilização das políticas públicas estaduais, os investimentos financeiros municipais, estaduais e federais podem ser aplicados, garantindo o movimento turístico dentro do Estado.

Com o envolvimento de 33 entidades, entre elas as secretarias de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Agricultura (Seagri), Educação (Seduc), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), associações de Hotéis (Abih), Bares e Restaurantes (Abrasel) e Locadora de Automóveis (Abla), e Sindicato dos Hotéis (Sindhotel), o Estado começa a trabalhar em parceria com a iniciativa privada.

“Nós como Estado, vamos criar políticas para que eles consigam então alavancar a economia e promover o turismo estadual”, explicou a coordenadora de turismo, Camila Canova, acrescentando que um dos objetivos do Conselho é construir a política estadual de turismo, ainda não realizada no Estado.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias