Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019 - 18:04 (Saude)

L
LIVRE

COM AJUDA DE RONDÔNIA, BRASIL ATINGE COBERTURA VACINAL CONTRA SARAMPO, RUBÉOLA E CAXUMBA

O resultado é o melhor dos últimos cinco anos, mesmo que oito estados e o Distrito Federal não tenham conseguido alcançar a meta.


Imprimir página

Por Wanglézio Braga

Da redação do News Rondônia

O Estado de Rondônia compõe a seleta lista das unidades da federação que ajudaram o Governo Federal a alcançar a meta de vacinação contra o sarampo, rubéola e caxumba, neste ano. Rondônia teve a terceira maior cobertura vacina, ou seja, 114,4% das crianças de até um ano foram imunizadas. O resultado é o melhor dos últimos cinco anos, mesmo que oito estados e o Distrito Federal não tenham conseguido alcançar a meta. 

Além de Rondônia, a lista segue com Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Sergipe, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Rio Grande do Norte.

Entre os estados que não atingiram a meta mínima de 95% de cobertura vacinal, preconizada pelo Ministério da Saúde foram: Pará (85,4%), Roraima (87,9%), Bahia (88,9%), Maranhão (90%), Acre (91,4%), Piauí (91,9%), Distrito Federal (93,7%), São Paulo (93,9%) e Amapá (94,9%).

Em coletiva à imprensa, o diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, enalteceu o esforço do governo federal em proteger a população e enfatizou que os municípios que não alcançaram a meta mínima de 95%, que é recomendada pelo Ministério da Saúde, devem começar a se preocupar.

“Ainda temos cerca de 1,9 mil municípios que, mesmo com a intensificação das ações de vacinação por meio de campanhas, não conseguiram atingir a meta. Isso é preocupante para 2020 porque ainda existe surto da doença no país”, informou o diretor.

Fonte: News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias