Terça-Feira, 04 de Junho de 2019 - 16:38 (Saude)

L
LIVRE

COM A META DE ALCANÇAR 85% DE CURA DA DOENÇA EM RONDÔNIA, SERVIDORES SÃO CAPACITADOS EM MANEJO CLÍNICO DA TUBERCULOSE

O curso, segundo ela, busca atualizar os profissionais no tratamento da tuberculose, doença infecciosa que afeta os pulmões e possui como sintomas: tosse seca, febre, fadiga e suor excessivo.


Imprimir página

Entre os dias 5, 6 e 7 de junho, os profissionais de saúde do estado de Rondônia participam do curso de “Capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose” que será ministrado no Rondon Palace Hotel, com início a partir das 9h30 de quarta-feira (5).

De acordo com Arlete Baldez, gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), a capacitação vai atender profissionais de diferentes regiões do estado, tanto dos municípios quanto das áreas indígenas e do sistema prisional. O curso, segundo ela, busca atualizar os profissionais no tratamento da tuberculose, doença infecciosa que afeta os pulmões e possui como sintomas: tosse seca, febre, fadiga e suor excessivo.

“O Ministério da Saúde lançou um novo manual, agora em 2019, que traz novidades quanto ao tratamento da tuberculose. O nosso objetivo é alcançar no mínimo 85% de cura da doença em Rondônia, meta essa estipulada pelo Ministério da Saúde. A capacitação vai contar ainda com três palestrantes renomados que vão atualizar todas as informações desse novo manual”.

A coordenadora explica ainda que, embora com todas as demandas enfrentadas na saúde pública, o governo de Rondônia, por meio da Secretária Estadual de Saúde (Sesau), vem se destacando por se aproximar da meta estipulada. “No ano passado Rondônia alcançou quase 79 % de cura da doença. O objetivo do treinamento é fortalecer ainda mais a vigilância e o controle da tuberculose no estado. Uma das estratégias que o governo usa para melhorar os indicadores e a saúde da população.” Finalizou Arlete.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias