Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2020 - 07:18 (Colaboradores)

L
LIVRE

COLUNA LEITURA FINALIZADA: UM LIVRO OU VÁRIOS AO MESMO TEMPO?

Tenha sempre um livro ao alcance do seu tempo.


Imprimir página

Nesse início de ano, estou vendo muitas pessoas falarem de suas metas literárias, algumas bem altas por sinal e me peguei pensando como atingir tais metas? A resposta que veio a minha cabeça foi: ler vários livros ao mesmo tempo.

Não é novidade que sou uma leitora voraz e tenho alguns costumes como fazer lista de leituras que não tem fim, jamais deixar um capítulo pela metade, nunca abandonar um livro e em hipótese alguma, ler mais de um livro ao mesmo tempo.

Para mim cada livro é especial. Que falta de respeito não dar a atenção que “ele” merece! Gosto de sentir conexão com a história, com os personagens, sentir suas emoções... quando começo uma leitura dedico-me a conhecer aquele mundo e mesmo chegando a última página, necessito de um tempo para me desconectar, não muito, 24 horas está bom. Despeço-me escrevendo minhas considerações para que eu sempre me lembre dos bons momentos que juntos passamos.

Para algumas pessoas lerem vários livros ao mesmo tempo, é uma atividade facilmente executada e a leitura acontece como se estivesse lendo apenas um livro, o leitor mergulha em várias histórias simultaneamente sem se perder.

Algumas pessoas dizem que ler vários livros ao mesmo tempo, estimula a concentração e a memória, outras começam ler outro livro porque não gostaram do atual, mas também não querem abandonar a leitura e tem aquelas que leem vários livros ao mesmo tempo, apenas com a intenção de aumentar seus números.

Entendo e respeito quem se dedica a várias leituras ao mesmo tempo. Não faço parte desse grupo, meu maior estímulo é o prazer que a leitura me proporciona, por isso leio um livro de cada vez e não tenho a intenção de mudar. Claro que eu gostaria de ler o maior número possível de livros na vida, porém acredito que posso aumentar o meu ritmo de leitura apenas lendo mais rápido. Tudo é questão de prática!

Meu conselho para ler mais:

  • Crie uma rotina, leia todos os dias. O cérebro é um músculo e precisa ser treinado para aumentar a capacidade ler mais palavras por minuto;
     
  • Tenha um horário exclusivo para a leitura. No momento que estiver lendo, dedique-se só a essa atividade, quanto mais você se distrair, mais vai demorar em finalizar o livro;
     
  • Mantenha o foco para assimilar rapidamente a história e não precisar a voltar ao capítulo anterior todas às vezes que for retornar a leitura;
     
  • Ganhe tempo lendo somente o que lhe agrada, se você forçar um gênero a leitura vai ser arrastada.

“Tenha sempre um livro ao alcance do seu tempo.”

Cora Coralina

E vocês, um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?

Fonte: Renata Camurça - News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias