Quinta-Feira, 26 de Setembro de 2019 - 16:00 (Colaboradores)

L
LIVRE

COLUNA LEITURA FINALIZADA: LIVRO FÍSICO OU LIVRO DIGITAL?

Muitos acreditam que essa mudança de comportamento fará que os livros físicos sejam esquecidos, que os livros digitais mudarão o mercado literário e fazem apologia aos livros de tinta e papel.


Imprimir página

O mundo está mudando e nossos hábitos também. Estamos cada vez mais na frente de uma tela de computador, smartphones ou tablets e agora a nova moda são os leitores digitais.

Muitos acreditam que essa mudança de comportamento fará que os livros físicos sejam esquecidos, que os livros digitais mudarão o mercado literário e fazem apologia aos livros de tinta e papel.

Já que essa coluna é dedicada à leitura e acredita que o importante é ler, independente do formato, vamos enumerar algumas vantagens do livro impresso e do e-book.

Bom e velho Livro físico:

  • Descanso para a vista

Depois de um dia longo de trabalho ou estudo o que você mais precisa é de um bom descanso e seus olhos também merecem, o esforço ocular pode causar dores de cabeça e visão turva.

  • Beleza gráfica

A máxima é que não se pode julgar o livro pela capa, mas podemos apreciar a beleza de uma capa, da diagramação com detalhes nas páginas, início de capítulos, entre outros. A verdade é que cada livro físico tem um design preparado especialmente para o leitor.

  • Apego sentimental

A satisfação de poder manusear, folhear, sentir o cheiro, colocar na estante e ficar admirando a coleção crescer... tudo isso contribui para o maior prazer da leitura.

  • Disponibilidade

O livro físico vai sempre estar ao seu alcance e não depende de bateria, simples assim.

  • Experiência completa

Ir a uma livraria, passear entre as estantes e descobrir novas leituras é quase tão bom quanto ler um livro.

Moderninho E-Read:

  • Mobilidade

Como são leves e praticamente não ocupam espaço você pode levar a qualquer lugar. Além disso, em apenas um dispositivo é possível carregar a sua coleção inteira.

  • Para sempre

E-book possuem uma durabilidade infinita sem perder a qualidade e mesmo que você mude de leitor, os livros estão salvos na conta.

  • Menor custo

Para produzir o livro digital é mais barato, pois não precisa de transporte, exportação entre outras coisas que possibilitam a venda mais em conta.

  • Facilidade

O livro desejado está a um clique no seu dispositivo, sem sair de casa e com uma pesquisa rápida o e-book é seu.

  • Atrai a juventude

Jovens são ligados em tecnologia e ler no leitor digital tornou a atividade mais interessante, servindo até como ferramenta no ambiente escolar.

A verdade é que tudo isso é relativo e a escolha entre o livro físico e o livro digital depende do que você necessita e te deixe confortável. Se possível tenha os dois.

Fonte: Renata Camurça - News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias