Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2020 - 21:40 (Colaboradores)

L
LIVRE

COLUNA LEITURA FINALIZADA: CONHECENDO O WATTPAD

Se a intenção for publicar uma história é só clicar no ícone com desenho de lápis, adicionar uma capa, um título, descrição e continuar seguindo as instruções...


Imprimir página

Depois que comecei a ter mais contato com leitores e autores, a palavra Wattpad ficou bastante familiar para mim, mesmo sem conhecer, eu lia “autor sucesso no Wattpad”, “capítulo novo no Wattpad”. Fiquei curiosa e decidi experimentar o famoso Wattpad para poder dividir com vocês as minhas impressões.

Wattapad é um aplicativo para leitores e escritores que permite compartilhar histórias, é como se fosse uma rede social de livros. Lá todo mundo é leitor e escritor, até quem nunca escreveu uma carta pode se aventurar na arte da escrita. A partir do momento que se inicia na plataforma já pode começar a criar uma história e o mais interessante é que o autor não precisa estar com uma obra pronta, já que é permitido ir lançando capítulo por capítulo até ter um livro pronto.

Eu já sofro quando o livro termina em aberto e a continuação não foi lançada, imagina o desespero de ler um capítulo e ficar esperando pelo próximo. Não quero passar por essa espera! Leitores ansiosos vão concordar comigo,podemos perder o interesse pela história dependendo do tempo que o autor leva para publicar um novo capítulo.

O aplicativo foi criado em 2006 pelos empreendedores canadenses, Allen Lau e Ivan Yuen. Em 2009, foi lançada versão para Iphone e Android, nesse mesmo ano o App superou cinco milhões de downloads. Hoje a plataforma é formada por mais de 70 milhões de usuários no mundo que usufruem de uma biblioteca crescente com 500 milhões de histórias.

Como o aplicativo funciona em smartphone ou tablet, o leitor tem a facilidade de ter um livro sempre na palma da mão. Estranhei o modo de leitura, diferente do Kindle que simula o passar das paginas, no Wattpad é no arrastar de dedo, rolando a barra para cima.

Para os escritores o aplicativo é uma ótima vitrine, muitos começaram publicando suas histórias no Wattpad e tiveram seus livros publicados por editoras. É o caso de After da autora Anna Tod,em 2013 a história foi publicada no aplicativo, virou um fenômeno entre os fãs de romance New Adult e logo atraiu a atenção de grandes editoras. No Brasil a série foi publicada pela editora Paralela. Outro exemplo é a autora Nacional Nana Pauvolih, com o livro Redenção de um Cafajeste que foi lançado pela Fábrica 231.

Desvantagem para o leitor: alguns autores quando conseguem contrato com editora para publicar o livro físico, retiram sua história da plataforma sem aviso prévio, e assim os leitores ficam com a leitura pela metade, sem saber o final do livro.

Utilizar o Wattpad é bem simples, o aplicativo é extremamente didático, assim que o download estiver feito, vai ser solicitado um login que pode ser através do e-mail ou do Facebook.

Na tela inicial a própria plataforma já oferece muitos livros divididos por categorias ou o leitor/escritor pode avançar direto para a biblioteca e procurar um livro específico.

A busca pode ser feito pelo nome do autor ou pelo título da obra. Encontrado é só salvar na biblioteca.

Se a intenção for publicar uma história é só clicar no ícone com desenho de lápis, adicionar uma capa, um título, descrição e continuar seguindo as instruções...

Após a publicação dessa coluna irei desinstalar o app do Wattapad do meu celular. Como leitora, gosto de ter acesso a obras prontas e revisadas, e não é isso que a plataforma oferece. Claro que tem muita coisa boa, mas também tem um mundo de textos malfeitos e histórias sem originalidade.Achei a plataforma muita mais interessante para quem tem o desejo de se firmar como escritor, é uma forma de aperfeiçoar técnicas de escrita criativa e também funciona como um termômetro, já que o autor tem acesso a números de visualização da obra e aos comentários dos leitores.

Fonte: News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias