Quinta-Feira, 14 de Fevereiro de 2019 - 11:48 (Agricultura)

L
LIVRE

CHACAREIROS DO JARDIM SANTANA PASSAM A TER CANAL EXCLUSIVO COM EMATER, SEPAT E SEAGRI NO GOVERNO

A aproximação com a Secretaria Estadual da Agricultura (SEAGRI) se deu através deu através do encaminhamento de uma exposição de motivos ao governador.


Imprimir página

Porto Velho, RONDÔNIA – O secretário de Estado da Agricultura (SEAGRI), Evandro Padovani, recebeu na manhã de ontem (13), agricultores familiares do Setor Chacareiro Jardim Santana, Zona Leste desta Capital para entrega de demandas referentes ao calendário agrícola estabelecido pelo Governo do Estado para o período de 2019-22.

De acordo com a presidente da Associação de Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiros da União (AAPIGHU), Gabriela Camargo, “o governador Marcos Rocha, diferentemente, nos possibilitou uma espécie de canal exclusivo para entrega de nossas sugestões para aprimorar e dinamizar a produção dos nossos agricultores”.

Ela disse, no entanto, que a aproximação com a Secretaria Estadual da Agricultura (SEAGRI) se deu através deu através do encaminhamento de uma exposição de motivos ao governador. Na ocasião, a entidade que está à frente ao menos 1,2 anos, “se debruçou em reuniões e audiências exaustivas até 2018, e nada conseguíamos”.

As rodadas de discussões contaram com a participação do Secretário da Agricultura Evandro Padovani – mantido no cargo pelo governador Marcos Rocha -, do Coordenador Estadual de Agricultura Familiar, Vítor Paiva, do Vice-Presidente da EMATER, José Arimatéia, do secretário do Patrimônio e Regularização Fundiária (SEPAT), Erwen Souza. Além de técnicos que habilitam Associações e Cooperativas aos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA+PNAE).

Um rápido histórico das ações desenvolvidas pelos chacareiros, desde que a Associação presidida por Gabriela Camargo foi relatado aos secretários e dirigentes da EMATER. Na esteira das demandas, aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, adubo, calcário, elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Georreferenciamento (GEO), recuperação total da malha viária (ramais, linhas e estradas vicinais) dominaram o conclave. Além da cessão de um técnico agrícola, um engenheiro agrônomo e ambiental.

Retomadas as discussões, a presença de um assessor da deputada federal, Sílvia Cristina abriu-se um grande leque de possibilidade de que a parlamentar destinar ou destravar emendas à agricultura junto ao governo federal e dessa forma, “os chacareiros, com apoio da SEAGRI e EMATER, vença os desafios a que se propõe para os próximos quatro anos”, completou Gabriela Camargo.

Relatados, demandas e pedidos de parceria com o governo do Estado através da SEAGRI e EMATER, respectivamente, dentro da agenda estabelecida entre as partes, uma equipe de técnicos do governo participa, no domingo 18, participam de uma grande reunião na sede da Associação dos Chacareiros Jardim Santana (AAPIGHU) para elaborar um diagnóstico completo do que mais precisam, prioritariamente, arrematou o titular da SEAGRI, Evandro Padovani.

 

 

 

Fonte: Xico Nery - News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias