Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019 - 18:20 (Geral)

L
LIVRE

CERON DÁ DICAS DE SEGURANÇA COM A REDE ELÉTRICA DURANTE AS FESTAS JUNINAS

As festas juninas e julinas são tradição em Rondônia. Muita cor, comidas típicas, danças e fogos de artifícios animam as festividades.


Imprimir página

As festas juninas e julinas são tradição em Rondônia. Muita cor, comidas típicas, danças e fogos de artifícios animam as festividades. Porém, para que a alegria seja total, é preciso ter alguns cuidados com a segurança. A Ceron, empresa do grupo Energisa, dá as seguintes dicas para que sua festa gere somente boas lembranças.

·         Não solte fogos de artifícios na direção dos postes de energia elétrica;

·         Não acenda fogueiras embaixo da rede elétrica, pois pode gerar curto-circuito e a interrupção do fornecimento de energia elétrica;

·         Não amarre bandeiras, balões e bonecos em postes, especialmente se os enfeites forem de material metálico;

·         Não ligue vários aparelhos elétricos em somente uma tomada;

·         Contrate profissionais qualificados para fazer as instalações elétricas necessárias;

·         Não faça ligações clandestinas, pois podem gerar curto-circuito na rede de distribuição e interromper o fornecimento de energia elétrica;

·         Barracas, palanques e palcos devem ser instalados com distância mínima de dois metros em relação à rede elétrica.

O gerente de construção e manutenção da Ceron, Alfredo João de Brito, enfatiza que pequenas atitudes preventivas podem evitar acidentes fatais. “É preciso ter cuidado, especialmente, durante a montagem do evento, no uso de estruturas metálicas próximo à rede de distribuição”, afirmou.

O organizador do evento pode solicitar uma ligação elétrica provisória à Ceron em qualquer agência de atendimento com antecedência de sete dias. É preciso apresentar o Termo de Responsabilidade Técnica emitido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Acidentes

Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, afaste-se dos fios caídos, sinalize o local e não deixe outras pessoas se aproximarem. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e para Ceron pelo número 0800 647 0120 (ligação gratuita).

Fonte: 010 - Ingrid Nascimento

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias