Segunda-Feira, 15 de Julho de 2019 - 18:14 (Saude)

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CENTRO DE REABILITAÇÃO DE RONDÔNIA ENTREGA 700 MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO

Somente neste primeiro semestre, o Cero entregou cerca de 700 cadeiras de rodas, andadores, bengalas e muletas, entre outros.


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Qualquer usuário [paciente] do Sistema Único de Saúde (SUS), desde que respeitado os parâmetros definidos pelo Sistema Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (SIGTAP), pode adquirir meios auxiliares de locomoção através do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero).

Somente neste primeiro semestre, o Cero entregou cerca de 700 cadeiras de rodas, andadores, bengalas e muletas, entre outros. Para obter esse benefício, o paciente deve ser avaliado por um profissional de saúde habilitado do SUS, em qualquer unidade de saúde, que realizará uma prescrição conforme a condição clínica do usuário.

Após o recebimento do pedido no Cero, e conferencia do mesmo, o procedimento normalmente estará disponível no prazo máximo de 60 dias úteis, para os classificados como de baixo custo, e 120 dias úteis para os de alto custo. Os prazos são devidos ao fluxo de processamento dos pedidos e ao fato da Coordenação de Meios Auxiliares de Locomoção (CMAL) se organizar com base no Sistema Just in Time.

Este sistema, em resumo, adquire exatamente a quantidade certa, no momento certo, e para a pessoa certa. “Por exemplo, se neste mês somente o João realizar o pedido de uma cadeira padrão, neste mês será solicitada a comprada apenas da cadeira solicitada por ele. Portanto, não solicitamos a compra de procedimentos a mais que a quantidade de pedidos protocolados”, explicou Rodrigo Campos, coordenador do Cero.

O coordenador disse ainda que, quando disponível, a CMAL realiza três tentativas de contato para comunicar a disponibilidade dos procedimentos para os pedidos protocolados na Capital e repassa a relação de liberação para as Gerências Regionais de Saúde, que repassa estas informações para a Secretaria Municipal de Saúde local.

“Os pedidos realizados pelos pacientes na Capital e seus distritos podem ser retirado na sede do Cero de segunda a sexta, entre 8h e 12h. Já para os pedidos protocolados no interior do Estado, estes normalmente são encaminhados a cada dois meses para as Gerências de Saúde, que se responsabiliza por repassa-los aos municípios de origem da solicitação. Lembrando que, por questão de segurança, somente o usuário ou seu responsável legal descrito no laudo pode fazer a retirada”, disse Rodrigo Campos.

Os Meios Auxiliares de Locomoção (procedimentos) fornecidos pelo Cero se classificam em: Baixo Custo e de Alto Custo, conforme tabela abaixo:

Para mais informações entre em contato através do telefone 3214-1852 ou do e-mail: meios-locomocao@hotmail.com

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

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