Segunda-Feira, 05 de Março de 2018 - 10:12 (Colaboradores)

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CARTAS DA JU – QUANDO PERDEMOS OS DOCUMENTOS PESSOAIS

eia com atenção e aproveite as dicas, se bem que eu deseje de coração que você nunca perca ou tenha seus documentos roubados.


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Querida pessoa, estou arrumando minha rotina pra viajar de férias, mais uns dias e estarei escrevendo de São Paulo e Minas Gerais, que delícia. Um ponto importante é ter os documentos pessoais em ordem. Como fui assaltada recentemente, aproveito esse artigo do SPC Brasil pra mostrar o que fazer em caso de roubo ou perda dos documentos, cartões, etc. Leia com atenção e aproveite as dicas, se bem que eu deseje de coração que você nunca perca ou tenha seus documentos roubados.

Os feriados prolongados são épocas propícias para as pessoas perderem seus documentos ou serem roubadas. Cair na mão de golpistas é fácil e basta perder a carteira de identidade ou o CPF para ser vítima de tentativa de fraude, conhecida como roubo de identidade. Mas podemos ser assaltados a qualquer hora, local ou dia, com feriados ou não. É um transtorno, principalmente se levarem carteira de identidade ou de habilitação.

É uma amolação mas em  caso de roubo, primeiramente é necessário fazer o Boletim de Ocorrência (B.O.) – no estado de São Paulo pode ser feito também pela internet através do site da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Além de fazer o B.O., quem teve um documento roubado ou perdido pode utilizar o “SPC Alerta de Documentos”, serviço do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência em mãos.

Com isso, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais são informados do problema, evitando os problemas decorrentes de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC para a concessão de crédito.

Ao contratá-lo, o consumidor recebe informações sempre que seu nome for incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil, seja por e-mail ou SMS.

Para consultar o Posto de Atendimento do SPC Brasil mais próximo de sua residência, o consumidor deve acessar a página:

https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento

Para contratar o monitoramento do documento, o consumidor deve acessar a página:

https://loja.spcbrasil.org.br/pessoa-fisica/monitore-seu-cpf-promocao.html

Fonte: Ju Lauriano - NewsRondônia

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