Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019 - 14:30 (Educação)

L
LIVRE

CÁPSULA DO TEMPO: ALUNOS ELABORAM CARTAS SOBRE O FUTURO DE RONDÔNIA PARA CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO GOVERNO

Alunos da Escola Major Guapindaia escreveram cartas sobre o que esperam para os próximos dez anos


Imprimir página

Por Gaia Bentes
Fotos: Frank Néry

Quase 100 alunos da rede estadual escreveram cartas, com suas perspectivas sobre o futuro de Rondônia, que comporão o book do Planejamento Estratégico do Estado de Rondônia 2019-2023 “Um novo Norte, novos caminhos”. Em fase de finalização, para impressão e publicação digital, o resultado do produto elaborado será marcado por uma solenidade no dia 3 de setembro que reunirá o Governo e a sociedade para apresentação das definições das diretrizes que serão trabalhadas, rumo à prosperidade e bem estar do cidadão.

A iniciativa da Casa Civil, com sua equipe da coordenação e produção do Planejamento Estratégico, permitiu a participação dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Major Guapindaia, em Porto Velho, para conhecimento do que a juventude espera para o futuro de Rondônia nos próximos 10 anos. Com o tema “Como eu imagino Rondônia em 2030”, as cartas elaboradas pelos jovens também protagonizam a construção do futuro do Estado. As cinco melhores cartas farão parte do book do Planejamento Estratégico, que será impresso em formato de livro e publicado nas mídias sociais oficiais do Governo do Estado.

A estudante Geovana de Oliveira, 17, valorizou a iniciativa do Governo, com a oportunidade ser ouvida, onde como sociedade possa fazer de Rondônia um Estado melhor. “Que se invista mais em saúde, em educação, não só em Porto Velho, como no interior, mais valorização da natureza e investir em projetos sustentáveis, principalmente que valorizem os funcionários públicos e a gente venha ser referência em educação e saúde. Que a gente venha a cuidar realmente da nossa cidade e Estado.”

Aluna Geovana enxerga um Estado referência em saúde e educação.

Os alunos, em qualquer esfera de educação, se dedicam pensando em seu futuro, assim como o Estado se posiciona, todos os dias, focado no futuro de Rondônia. Como um Governo preocupado com o desenvolvimento do Estado, o Planejamento está voltado ao cidadão, trabalhando sob diretrizes em sete eixos: Sobrevivência – saúde e segurança; Capacidade – proteção social, cidadania, assistência social e educação; Oportunidades – desenvolvimento econômico; e Meio ambiente com desenvolvimento territorial.

Os eixos foram definidos conforme a jornada do cidadão, para suprir as necessidades humanas, onde o Estado oferece sobrevivência, capacidades e oportunidades, para então gerar prosperidade e bem estar do cidadão. Para governança e monitoramento do Planejamento Estratégico, foram indicados, pelos secretários de Estado, servidores técnicos das pastas, que formam a Rede Somar.

O lançamento do Planejamento Estratégico está agendado para 3 de setembro, no teatro Guaporé, em uma solenidade que reunirá Governo e sociedade, para recebimento do livro impresso, que será entregue oficialmente ao governador Marcos Rocha.

No evento será exibido um filme histórico “de coronel para coronel”, com as realizações do Governo Jorge Teixeira para o Governo Marcos Rocha. E, o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, fará uma apresentação do conteúdo construído no Plano, em uma linguagem de fácil entendimento, onde todos se enxerguem participantes dessa construção, atendendo os anseios da sociedade, sob as diretrizes que o Estado oferecerá ao cidadão até 2023.

Fonte: secom/gov-ro

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias