Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2020 - 09:54 (Saude)

L
LIVRE

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE É PROMOVIDA PELO TJRO NO EDIFÍCIO-SEDE

A campanha foi realizada em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).


Imprimir página

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) promoveu nesta quinta-feira (20), no edifício-sede, em Porto Velho, a campanha de doação de sangue entre os servidores. Todos que participaram, também efetuaram cadastro para ser doador de medula óssea.

A campanha foi realizada em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). Toda a estrutura foi montada pela fundação no hall do 5° andar, para receber os servidores e as doações.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Valdeci Castelar Citon, aproveitou a oportunidade para doar e destacou a parceria entre TJRO e a Fhemeron. "É uma oportunidade e também uma forma de conscientização para as pessoas, para pensar o próximo e ajudar a salvar uma vida", disse.

O servidor da Coordenadoria de Gestão de Precatórios (Cogesp), Flávio Almeida, é doador de sangue há sete anos. Ele destacou a proximidade como vantagem. "Muitas das vezes, por conta da demanda de trabalho, o tempo acaba sendo curto para se dirigir a fundação. O interessante seria se a campanha fosse periódica, para que mais pessoas possam aderir", opinou.

Cássia Azevedo, assistente social da Fhemeron, destaca a parceria entre TJRO e a fundação, reafirmando a importância da campanha. "Ajuda a aumentar e manter nosso estoque de sangue neste período de carnaval, quando a demanda aumenta. Por isso, a campanha é uma forma de incentivar não só os servidores, mas sim, a população em geral para nos ajudar".

A enfermeira e coordenadora de projetos da Divisão de Saúde e bem-estar social, Carla Vanessa, conta que a campanha de doação de sangue acontece há alguns anos, sendo uma forma de "aproximar e conscientizar todos os servidores e magistrados". Carla ainda destacou que a doação de sangue "é um gesto de amor para com o próximo, e que cada vez mais, possamos conscientizar as pessoas de fazer o bem".

Maria Lúcia, servidora da Divisão de Pessoal/SGP (Dipes), ressalta que "é importante ajudar o próximo, pois é uma vida que pode ser salva, sem prejudicar a própria saúde".

Procure a Fhemeron e faça sua doação

A Fhemeron fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h15 até às 18h. Aos sábados o atendimento é até o meio-dia. Para doar, basta ter em mãos um documento oficial com foto, seja RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os requisitos necessários são:

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 18 e 69 anos de idade;

• Com 16 e 17 anos é possível doar desde que acompanhado dos pais ou responsáveis legais;

• Ter peso acima de 50 quilos;

• Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (3 horas após o almoço);

• Homem pode doar até quatro vezes ao ano em intervalos de 60 dias;

• Mulheres podem doar até três vezes ao ano com intervalos de 90 dias;

• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

A Fhemeron fica localizada na Rua Benedito de Souza Brito, s/n, bairro Industrial. O contato com a Fundação pode ser feito por meio dos telefones (69) 3216-2234, 0800-642-5744 ou fax: (69) 3216-5485.

Fonte: 015 - TJ/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias