Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019 - 17:36 (Cidades)

L
LIVRE

CACOAL: CONCURSO RAINHA DO CAFÉ SERÁ UM DOS PONTOS ALTOS DA II FESTA DO CAFÉ, AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS

Este ano podem participar representantes dos 15 municípios que compõem a região da Indicação Geográfica do Café


Imprimir página

A 2º Edição da Festa do Café será nos dias 30 e 31 de agosto, no espaço Beira Rio Cultural. Este ano a festa terá diversas atrações diferentes, uma das principais novidades é a extensão do concurso da Rainha e da 1º e 2º princesas do café. Candidatas dos 15 municípios que compõem a Indicação Geográfica do Café (IG) poderão participar do concurso. Podem participar jovens de 16 a 25 anos, que tenham vínculo com a cafeicultura: Filhas de produtores, cafeicultoras, trabalhadoras rurais ligadas ao setor , moradoras das áreas urbana ou rural.

As inscrições iniciaram nesta segunda-feira e poderão ser feitas até dia 26 de julho nos próprios municípios, que são: Além de Cacoal, Rolim de Moura, Espigão d'Oeste, Ministro Andreazza, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, São Miguel Do Guaporé, Alvorada d'Oeste, Santa Luzia d'Oeste, Novo Horizonte d'Oeste, Seringueiras, Primavera de Rondônia, São Felipe d'Oeste e Castanheiras.

Em Cacoal as inscrições podem ser feitas na Fundação Cultural, situada na rua Marechal Floriano Peixoto, 141, no bairro Jardim Clodoaldo, das 8h às 13h. Os próprios municípios farão as pré-seletivas das candidatas, e as selecionadas para o concurso oficial deverão vir a Cacoal dias antes da festa.

Outras atrações

A primeira festa do café, realizada na praça municipal de Cacoal foi um sucesso, com público estimado em 18 mil pessoas. Este ano a festa terá ainda inúmeras atrações, entre as principais: O caminho do café, stands temáticos, participação de empresas com degustação de café e outros produtos, exposição de artesanato, com feira regional com participação de 70 artesãos, stands das agroindústrias locais e shows culturais, bem como atrações surpresa.

Caferon e o fortalecimento da Cafeicultura

Durante a primeira festa do café, a prefeita Glaucione Rodrigues assinou o termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Cacoal  e a  ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – Projeto de Indicação Geográfica do Café de Rondônia. "Cacoal é uma região forte do café, a cultura da cidade passa pela agricultura e pela Cafeicultura, para mim é uma missão como prefeita fazer este resgate, e a parceria com a ABDI é um passo importante deste fortalecimento", disse a prefeita.

A partir da criação da entidade o setor avançou a passos largos, culminando com a criação da Caferon, Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia, presidida pelo jovem cafeicultor Juan Travain. A entidade busca fortalecer as empresas que produzem café nos 15 municípios da IG, em busca da comercialização do grão com outras regiões do país, mas focando principalmente na exportação. "Precisamos conseguir volume de produção e melhorar a qualidade do processo da cadeia produtiva do café, desde o plantio até a colheita e processamento para ganhar mercados", analisou.

O presidente da Câmara Setorial do Café Ezequiel Braz, conhecido popularmente como Tuta Café, também participou da reunião e é um dos apoiadores do evento e um dos expoentes da Cafeicultura em Cacoal e em Rondônia. Segundo ele a produção de café tem aumentado nos últimos sete anos. "A produção aumenta de 25% a 30% por ano desde 2013. Este ano a colheita está chegando a 180 mil sacas em Cacoal, e no estado chegará próximo dos 2 milhões de sacas", estimou.

Fonte: 010 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias