Quinta-Feira, 26 de Março de 2020 - 15:36 (Geral)

L
LIVRE

BOLSONARO ASSINA DECRETO PARA FUNCIONAMENTO DE CASAS LOTÉRICAS

De acordo com o chefe do executivo, atualmente cerca de 2,4 mil dos quase 13 mil estabelecimentos estariam fechados graças a decretos municipais ou estaduais


Imprimir página

O presidente da República Jair Bolsonaro acaba de publicar o decreto que permite o funcionamento de casas lotéricas em todo o país. De acordo com o chefe do executivo, atualmente cerca de 2,4 mil dos quase 13 mil estabelecimentos estariam fechados graças a decretos municipais ou estaduais por causa da quarentena, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“No Brasil existem 12.956 casas lotéricas e 2.463 se encontram fechadas por decretos estaduais ou municipais. Para que possam funcionar em sua plenitude, atualizei, nessa data, o Decreto 10.282”, escreveu Bolsonaro em seu Twitter.

Na noite da última quarta-feira, 25, Bolsonaro reafirmou que a rotina no país deveria voltar à realidade. Segundo ele, a imprensa brasileira espalhara o pânico em torno do coronavírus. Ele voltou a chamar a doença de “gripezinha”.

Durante o seu pronunciamento em rádio e televisão, o presidente criticou a atuação dos governadores por determinarem quarentena, com o fechamento de comércio e fronteiros. Além disso, ele  questionou o motivo pelo qual escolas foram fechadas.

“O vírus chegou, está sendo enfrentado por nós e brevemente passará. Nossa vida tem que continuar, empregos devem ser mantidos, o sustento das famílias deve ser preservado, devemos, sim, voltar a normalidade”, disse.

Até as 08h25 desta quinta-feira, 26 de março, as secretarias estaduais de Saúde divulgaram 2.567 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. Segundo dados oficiais, são 60 mortes no Brasil, sendo 48 em São Paulo e 8 no Rio de Janeiro. Os estados do Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Sul registraram mortes pela Covid-19.

Na tarde da última quarta-feira, 25 de março, o Ministério da Saúde atualizou os números informando que o Brasil tem um total de 2.433 casos confirmados de coronavírus e 57 mortes.

Veja o quadro por estado:

Segundo o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, governo federal não está mais divulgando o número de casos suspeitos porque a transmissão do vírus já é comunitária.

“Com transmissão comunitária, qualquer um pode ser um caso suspeito. Qualquer brasileiro que apresente síndrome gripal. Não tem mais nenhum sentido mostrar os casos suspeitos”, afirmou Gabbardo.

Os testes serão feitos em casos leves. “Estamos adquirindo um volume de testes significativo para que na próxima semana, daqui a 8 dias, tenhamos 5 milhões de testes rápidos para distribuição em todo o Brasil, para iniciarmos a realização (de testes) em casos leves”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira. “Vai aumentar muito a velocidade de diagnóstico em todo o Brasil.”

Até então, somente pacientes com sintomas graves eram testados. Foram distribuídos, até agora, 27 mil testes para todo o Brasil, mas não há informação sobre o número de testes realizados.

Fonte: Saulo Moreira / Notícias concursos

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias