Quinta-Feira, 06 de Dezembro de 2018 - 17:42 (Polícia)

L
LIVRE

BATALHÃO RONDON APRESENTA ESTATÍSTICAS E PROJETOS DURANTE CERIMÔNIA DE COMEMORAÇÃO DE 36 ANOS DE CRIAÇÃO

No dia 7 de dezembro de 1982 foi criado o 1º Batalhão de Polícia Militar recebendo o nome de “Batalhão Rondon”.


Imprimir página

De janeiro a outubro deste ano foram registradas 953 ocorrências policiais, resultados das ações desencadeadas apenas pelo 1º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão Rondon, com destaque para 164 foragidos que foram recapturados e 154 veículos recuperados das mãos de criminosos. As estatísticas foram apresentadas na noite de quarta-feira, 5, durante a cerimônia de comemoração ao 36º aniversário do 1º BPM ocorrida na teatro Guaporé, com a presença do governador Daniel Pereira, Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Ronilmar Jobim, do comandante geral da PM, coronel Mauro Ronaldo Flores, e do comandante da organização militar, major Carlos Alberto Gomes Sousa, bem como outras autoridades militares.

No dia 7 de dezembro de 1982 foi criado o 1º Batalhão de Polícia Militar recebendo o nome de “Batalhão Rondon”. O Batalhão Rondon é o mais importante da Polícia Militar, considerado o pioneiro. É o responsável por policiamento em uma área na Capital do Estado. O crescimento e evolução do Batalhão Rondon foram destacados pelo comandante da unidade, major Carlos Alberto Gomes Sousa que, inclusive enumerou vários projetos desenvolvidos citando 3 implantados este ano e que darão maior visibilidade às ações da corporação, em ênfase ao Patrulha Maria da Penha por ser uma medida de proteção eficaz, visto que está em contato direto com a mulher em situação de violência.

Antes de falar dos projetos, o comandante chamou a atenção para as estatísticas das ações desencadeadas somente pelo policiamento ostensivo do Batalhão Rondon. Este ano, no período de janeiro a outubro, foram contabilizadas 953 ocorrências com as seguintes atuações: 164 recaptura de foragidos; 90 armas de fogo apreendidas;  124 termos circunstanciados; 154 veículos recuperados; 94 prisões por posse de entorpecentes; 107 prisões por tráfico de entorpecentes.

“Estamos comemorando o 36º aniversário desta unidade pioneira que se confunde com a construção até do Estado.  Alguns projetos estão sendo implementados este ano pelo Batalhão Rondon como a Patrulha Ênfase que trabalha com o policiamento de forma específica orientada a um problema, sendo uma guarnição que vai estar no local onde necessita da polícia na hora que é preciso ter a polícia, reunido com a comunidade para entender os problemas que afligem aquela região e buscar identificar as soluções adequadas. Também desenvolvemos o fortalecimento da Força Tática”, ressaltou.

O projeto que está sendo implantado no Batalhão Rondon é o Patrulha Maria da Penha, com caráter preventivo e ostensivo, direcionado para o acompanhamento das mulheres vítimas da violência doméstica e familiar, bem como no cumprimento de medidas protetivas. “É difícil de acreditar que ainda tenhamos mulheres sofrendo violência doméstica. Tal crime não é só a que é mulher a atingida, mas, também a família, os valores, ou seja,  algo realmente inadmissível”, enfatizou o comandante do Batalhão Rondon.

O oficial explicou que a Polícia Militar, neste contexto, tem um papel muito importante com a implantação da Patrulha Maria da Penha que já vem se apresentando em várias unidades pelo Brasil e não será diferente no 1º BPM, elogiando o comprometimento da sargento Conceição e do Cabo Eleson, que estão na atuação prática do projeto.

O governador Daniel Pereira parabenizou todos os policiais militares do 1º BPM, destacando a motivação da tropa. “Quero parabenizar todos do Batalhão Rondon, nosso primeiro batalhão nosso batalhão número 1 pelos 36 anos de aniversário com uma história de serviços prestados à sociedade. Há de se enaltecer os projetos que foram apresentados aqui nesta noite. São trabalhos que os senhores e senhoras se dedicam todos os dias em defesa dos interesses da sociedade. Os projetos apresentados merecem elogios, mas me permitam uma observação especial com relação ao projeto Patrulha Maria da Penha que garante maior segurança às mulheres”, finalizou o governador.

Durante a cerimônia, foram homenageadas personalidades com o título “Amigos Rondon”, bem como militares que este ano passaram para a reserva remunerada. Também foi realizada a entrega da Medalha Mérito Batalhão Rondon, destinada a reconhecer e recompensar anualmente personalidade e instituições civis e militares que tenham prestado relevantes serviços e contribuições ao 1º BPM.

Fonte: 030 - SECOM/GOV-RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias