Quarta-Feira, 01 de Abril de 2020 - 17:21 (Coronavírus)

L
LIVRE

BARREIRAS SANITÁRIAS PARA ENFRENTAMENTO DO COVID-19 SÃO REALIZADAS EM 17 MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA

A ação também é realizada no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho.


Imprimir página

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) orienta os municípios rondonienses à realização de barreiras sanitárias para prevenção e controle do Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Conforme relatório da Gerência Técnica de Vigilância Sanitária, referente aos dias 30 e 31 de março, 17 municípios realizaram barreiras sanitárias em Rondônia.

As barreiras são realizadas em pontos estratégicos, pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipais em conjunto com servidores remanejados de outras secretarias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e voluntários, para reforçar a vigilância nas portas de entrada das cidades. Os 17 municípios que mantêm essa vigilância abordaram um total de 6.160 pessoas. A ação também é realizada no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho.

No aeroporto, a barreira sanitária é realizada pela Agevisa desde o dia 2o de março com o registro de mais de 5 mil pessoas abordadas. ‘‘A barreira é muito importante para orientação dos viajantes em relação ao que o decreto estabelece, principalmente no que tange o isolamento social de 15 dias. Além das orientações sobre sinais e sintomas de Covid-19, e, em caso de sintoma, há a orientação de comunicar imediatamente à vigilância epidemiológica do município’’, disse a gerente técnica de Vigilância Sanitária, Vanessa Ezaki.

Ela ainda reforça que na abordagem também são coletados dados dos viajantes para que haja uma rápida rastreabilidade em caso de confirmação de casos suspeitos.

A diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt,  parabeniza os municípios que de pronto atenderam a orientação de realizar as barreiras sanitárias em Rondônia.

”É essa união que dá condições para que o trabalho de enfrentamento ao Covid-19 seja, de fato, efetivo. Juntos conseguiremos proteger a nossa população”, considera.

CONFIRA OS MUNICÍPIOS QUE FIZERAM BARREIRA SANITÁRIA

1. ALTO ALEGRE DOS PARECIS – 637 pessoas abordadas

2. BURITIS – 178 pessoas abordadas

3. CACAULÂNDIA – 124 pessoas abordadas

4. CAMPO NOVO DE RONDÔNIA – 91 pessoas abordadas

5. CASTANHEIRAS – 137 pessoas abordadas

6. COLORADO DO OESTE – 724 pessoas abordadas

7. ESPIGÃO D’OESTE – 105 pessoas abordadas

8. JARU – 90 pessoas abordadas

9. MINISTRO ANDREAZZA – 153 pessoas abordadas

10. NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE – 297 pessoas abordadas

11. NOVA UNIÃO – 2450 pessoas abordadas

12. OURO PRETO DO OESTE – 32 pessoas abordadas

13. PARECIS – 251 pessoas abordadas

14. PIMENTEIRAS DO OESTE – 30 pessoas abordadas

15. RIO CRESPO – 495 pessoas abordadas

16. VALE DO ANARI – 46 pessoas abordadas

17. VILHENA – 32 pessoas abordadas

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias