Quarta-Feira, 08 de Abril de 2020 - 09:38 (Economia)

L
LIVRE

BALANÇO: ONYX DIZ QUE PRIMEIRAS PARCELAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$ 600 SERÃO PAGAS NA QUINTA

Segundo o ministro, até as 13h, foram 17 milhões de acessos no site e aplicativo


Imprimir página

O Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, fez um balanço hoje em entrevista ao programa Gaúcha+ sobre as primeiras horas da liberação do sistema que permitirá que trabalhadores autônomos recebam auxílio de R$ 600 durante um período de três meses, para tentar minimizar os efeitos econômicos da pandemia de coronavírus.

Segundo o ministro, até as 13h, foram 17 milhões de acessos no site e no aplicativo, e 6 milhões de cadastros validados. Os cálculos do governo esperam criar contas bancárias para 30 milhões de pessoas que não tinham registro em banco para receber o auxílio. Nos grupos de pagamento estão os cadastrados no programa Bolsa Família, o grupo das pessoas do Cadastro Único, chamados de elegíveis inequívocos, e os microempreendedores individuais (MEI), autônomos e informais.

— Nós não podemos pagar para quem não merece e não cumpre os requisitos da lei. Por isso a operação é um pouco demorada, para que tenhamos segurança no pagamento. As primeiras parcelas devem começar a ser pagas nesta quinta-feira — garantiu.

Quem precisa baixar o aplicativo e fazer cadastro no sistema são apenas os não inseridos no Cadastro Único, portanto, apenas o terceiro grupo de MEI, autônomos e informais. Pessoas que já recebem Bolsa Família ou já efetuaram em algum momento inscrição no Cadastro Único já estarão inseridos no sistema.

Onyx garantiu que a previsão é que entre os dias 27 e 30 de abril o pagamento da segunda parcela do auxílio seja efetuado para todos os cadastrados, tirando o grupo do Bolsa Família, que seguirá o calendário normal do programa. De 26 a 29 de maio, todos os beneficiários já deverão ter recebido as duas parcelas, garantiu o ministro.

Lorenzoni também alertou sobre os sites falsos que recolheram no fim de semana dados de pessoas que acreditavam estar no site oficial do governo:

— 170 mil pessoas entregaram seus dados para sites fakes, nós já derrubamos vários sites nesta manhã com a Polícia Federal.

O aplicativo é gratuito e, segundo Onyx, não consumirá dados de internet de quem for baixá-lo.

O ministro também garantiu que não haverá custo para a transferência do valor da Caixa para outros bancos, e que o valor não será utilizado para abater dívidas já feitas por cheque especial, por exemplo. Um acordo com a Febraban garantiu que o valor não seria utilizado para cobrir antigas dívidas pessoais.

Fonte: Gaúchazh

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias