Quinta-Feira, 29 de Agosto de 2019 - 14:50 (Meio Ambiente e Ecologia)

L
LIVRE

BALANÇO: MAIS DE 210 MIL LITROS D’ÁGUA FORAM DERRAMADOS NA FLORESTA DE RONDÔNIA PARA ACABAR COM INCÊNDIOS

Foram feitos ainda reconhecimentos aéreos por meio de sobrevoos nas áreas de Operações e o emprego de tropas em solo realizando o combate aos sinistros.


Imprimir página

Por Wanglézio Braga
da redação do NewsRondônia

Mais de 210.000 mil litros de água já foram despejados em focos de queimadas nas florestas de Rondônia. A informação é do Exército Brasileiro por meio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva que fez um balanço do andamento da Operação denominada “Verde Brasil” desencadeada na prevenção de focos de calor e na repressão de delitos contra o meio ambiente entre os Estados do Acre e Rondônia.

Desde que iniciou os trabalhos da brigada com ajuda do Governo Federal, foram contabilizados 15 lançamentos de água por meio de aeronave C-130 (12.000 litros cada) e outros 15 lançamentos por meio de aeronaves “Air Tractor” (2.000 litros cada), totalizando cerca de 210.000 litros de água.


imagem ilustrativa

O Exército também conseguiu oito autuações por infrações ambientais e uma pessoa foi detida por porte ilegal de arma de fogo. O nome ou as iniciais do preso não foi revelado. Foram feitos ainda reconhecimentos aéreos por meio de sobrevoos nas áreas de Operações e o emprego de tropas em solo realizando o combate aos sinistros.

Na operação, os militares possuem recursos pessoais, tecnológicos e matérias. Cerca de 36 meios terrestres com Viaturas Auto Combate a Incêndio Florestal, Caminhões Tanques, Micro-ônibus, Van, Caminhonetes traçadas, motocicletas e até ambulâncias. Também fazem parte do aparato 9 aeronaves (3 Helicópteros, 1 Aeronave C-130, 4 Aeronaves Air Tractor e 1 Aeronave Caravan) e mais de 200 homens e mulheres entre fiscais e combatentes.

A partir de agora, as ações vão se concentrar no Estado do Acre. Por lá, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Acre (CB-PMAC) iniciou uma capacitação com 250 militares do exército onde vão atuar nas áreas florestais daquele estado.

Fonte: NewsRondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias