Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2019 - 19:34 (Artigos)

L
LIVRE

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: APRENDA COMO AUTOMATIZAR PROCESSOS NA INDÚSTRIA!

Não é novidade para ninguém que a automação industrial pode gerar inúmeros benefícios, mas o que a maioria ainda tem dúvidas é sobre se realmente vale a pena, ou seja, a relação custo-benefício.


Imprimir página

Estamos na 4° revolução tecnológica e isso afeta diretamente a sua indústria. Quer saber como? Então confira mais detalhes a seguir sobre esse tema!

Não é novidade para ninguém que a automação industrial pode gerar inúmeros benefícios, mas o que a maioria ainda tem dúvidas é sobre se realmente vale a pena, ou seja, a relação custo-benefício.

Assim, pensar sobre a automatização ainda é um assunto complicado para pequenas e médias empresas, mas acredite ou não, a sua indústria e a tecnologia devem andar juntas para o sucesso de seu negócio.

É através da automatização que se consegue tornar todos os processos mais produtivos, fazendo com que se otimize o tempo gasto nas atividades. Isso leva à uma maior capacidade de produção e diminuição dos custos de modo geral.

Porém, mesmo que as grandes empresas do país já adotem algumas dessas novidades tecnológicas em seus processos, o Brasil ainda é considerado como um país atrasado no assunto.

Além do mais, especialistas garantem que boa parte das indústrias brasileiras sequer inseriram as mudanças da 3° revolução industrial, quem dirá as mudanças da 4° revolução no setor.

Por isso, se você quer mudar esse panorama e sair na frente de seus concorrentes, neste artigo separei alguns tópicos para lhe mostrar como a automação de processos industriais pode lhe gerar grandes benefícios e lucros! Confira!

Índice de conteúdo:

- Entenda o que é automação industrial

- Veja como implementar a automação em sua empresa

- Benefícios gerados pela automação de processos industriais

ENTENDA O QUE É AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Antes de começar a cogitar quais são as suas opções de inovação para aplicar em sua indústria, é importante que entenda com clareza o que é esse processo.

Então, se você tem dúvidas sobre automação industrial o que é? Saiba que se trata de um conjunto de recursos e tecnologias capaz de automatizar processos, produtos e até mesmo ferramentas.

De modo geral, essa automatização de processos nada mais é do que o uso de técnicas, ferramentas tecnológicas, sistemas ou processamento de dados destinados à construção de processos mais ágeis, econômicos e produtivos, substituindo as atividades manuais.

Um belo exemplo para refletir sobre isso na prática é o filme Tempos Modernos, estrelado pelo grandioso Charles Chaplin. Na trama, é apresentada a transição na indústria nos processos que eram feitos de forma artesanal, para a produção em série.

Nesse sentido, atualmente a 3° e 4° revolução industrial pregam o aumento da produção nas indústrias, mas também visam a questão da sustentabilidade, tendências de mercado e a capacidade de inovação.

Ficou curioso sobre como automatizar processos na indústria? Então confira a seguir algumas ideias que já são amplamente utilizadas nas grandes empresas mundo a fora!

VEJA COMO IMPLEMENTAR A AUTOMAÇÃO EM SUA EMPRESA

Para aqueles que buscam formas para implementar a automação industrial em sua organização, é indispensável saber que isso requer uma transformação digital, afinal a internet e a tecnologia hoje em dia são inseparáveis.

Além disso, antes de conhecer algumas ideias, é preciso ter em mente que para automatizar processos na indústria é preciso ter um bom planejamento, especialmente junto com a equipe de Tecnologia da Informação (TI), já que é preciso ter cuidado com os processos que irá inovar.

Sabendo disso, fica muito mais fácil implementar essas mudanças tecnológicas na sua indústria. Então, confira a seguir 3 ideias para aplicar em seu negócio o quanto antes!

 

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O primeiro passo que pode ser dado em sua empresa é investir em novas máquinas e equipamentos, contando com os recursos tecnológicos mais requisitados do mercado.

Nesse sentido, uma simples máquina que automatiza uma parte do processo pode fazer toda a diferença na sua produtividade.

Mas, entenda que a ideia central não é substituir a mão de obra humana por máquinas, mas sim melhorar certos processos de fabricação e diminuir falhas dentro da empresa.

Além disso, alguns softwares para automação industrial podem ser muito úteis na sua rotina, como os de Gestão de Processos e Negócios (BPM). Esses, ajudam na coleta de dados e informações, tudo isso para uma melhor gestão dentro da indústria.

 

 

AUTOMAÇÃO DE TAREFAS

Por mais moderna que uma indústria seja, sempre terá alguma parte do processo de fabricação que é cansativa e chata de ser realizada, muitas vezes ainda feita de forma manual.

Esse tipo de processo, além de ser repetitivo, tem muito mais chances de gerar falhas, ou seja, é um desperdício de tempo e dinheiro para o seu negócio.

Por isso, automatizar tarefas é uma ótima solução para a sua indústria, seja por meio da emissão de notas fiscais, preenchimento de planilhas ou identificação de produtos pelo uso de leitor de código de barras (saiba mais dos benefícios dessa ferramenta neste artigo – link artigo 6).

Assim, a utilização desse tipo de ferramenta tecnológica no dia-a-dia de suas tarefas industriais é de grande relevância, pois por meio desse sistema inteligente e independente consegue-se diminuir os serviços manuais, otimizando-se o tempo e os processos.

 

 

AUTOMAÇÃO NO ATENDIMENTO

Se tem uma coisa que o cliente sempre avalia sobre a sua empresa é o atendimento e isso não é diferente no mercado industrial.

Dessa forma, pensar em como automatizar processos na indústria para gerar um melhor atendimento é sempre um bom investimento para qualquer negócio, seja no contato inicial, pós-venda ou ouvidoria.

Com essa automatização na sua empresa, ficará muito mais fácil e rápido prestar o atendimento que o cliente necessita, além de melhorar a qualidade do serviço prestado.

Por isso, pode-se pensar na automação de processos relacionados ao registro de ocorrências, contatos, dúvidas ou sugestões ou até mesmo encaminhar de forma ágil cada tipo de atendimento para o setor correspondente na empresa.

Tenha a absoluta certeza de que essa inovação só agregará valor a sua indústria, pois também é uma forma de mensurar o nível de satisfação de seu cliente, podendo então acertar os pontos falhos do seu atendimento. 

Mas então, que tal conferir as principais vantagens em implementar a automação industrial hoje mesmo em seu negócio? Vamos lá?!

BENEFÍCIOS GERADOS PELA AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

Após ter conhecido um pouco mais sobre os processos de automação na indústria e algumas ideias possíveis de se aplicar em seu negócio, com certeza já percebeu que as vantagens são muitas.

Mas, para que não restem dúvidas sobre o assunto e você se convença de uma vez por todas que as indústrias do futuro necessitam investir em tecnologia, separamos para você alguns dos milhares de benefícios dessa revolução industrial, sendo eles:

  • Padronização dos processos

  • Diminuição na incidência de erros e falhas

  • Redução nas perdas de capital e material para fabricação

  • Aumento da eficiência dos processos industriais e de gestão da empresa

  • Maior produtividade

  • Previsão de demandas futuras

  • Integração de diferentes setores

  • Melhoria na comunicação interna e externa.

Portanto, se você deseja que a sua indústria cresça cada vez mais e comece 2020 de forma próspera, comece hoje mesmo a pensar e traçar estratégias para aplicar os pilares da indústria 4.0 em sua empresa.

Seja um simples sistema de armazenamento dos dados na nuvem ou a compra de equipamentos automatizados, você terá grande retorno em seu negócio, aumentando a sua visibilidade no mercado e diminuindo gastos desnecessário em sua equipe e processos!

Somente se desafiando em como automatizar processos na indústria que você e seu negócio terão mais competitividade no mercado e lucratividade. Pense nisso!

Fonte: Assessoria

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias