Sexta-Feira, 12 de Abril de 2019 - 17:26 (Colaboradores)

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ATENDIMENTO AO PÚBLICO É O SEGREDO PARA ESCAPAR DA CRISE

Em contato com a atendente, Marcilene Afonso comenta, que não imaginava que o vídeo fosse causar tanta repercussão.


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Estudo inédito feito, em 2018, pela (empresa Better Business World Wide, com sede na Suécia) destacou o Brasil na penúltima posição entra todos os países do planeta quanto ao bom tratamento ao cliente.  O estudo analisou como partida o sorriso.

Análise é um contraste do país, que até então era conhecido como a casa das pessoas mais felizes do mundo.  Um dos pontos que destacou o Brasil nessa lista é vista justamente na porta do comércio. Atendentes de “cara fechada” não foram os mais amistosos e nem fizeram questão em se mostrar interessados em mudar o patamar da pesquisa, realizada em 69 países. Com informações do site Terra, o vendedor brasileiro é um dos menos simpáticos.

O Brasil ocupa a 15ª posição entre os 16 países do ranking. Está apenas atrás apenas do Japão.  Na região Norte do Brasil não existe pesquisa que ateste o bom atendimento ao cliente.

Em Rondônia, precisamente na capital Porto Velho, uma franquia de depilação, Depyl Action tem colhido bons louros. Desta maneira ganhando o mercado e se sobressaindo ao mostrar que mesmo na crise é possível lucrar.

Um dos segredos da marca brasileira está naquilo que muitos desdenham, o atendimento levado aos clientes. Há duas semanas, a loja de Porto Velho, colocou nas suas redes sociais um vídeo institucional em que mostra a recepcionista da empresa, no Bairro São Cristovão, Marciline Afonso, como sendo uma das caras mais satisfatórias da franquia, no Estado. O vídeo conta com quase 6 mil visualizações e 142 comentários, todos elogiando a marca e a profissional.

 

“O sorriso mais simpático. Dá para ver que ela está sorrindo até pelo telefone”, comenta a médica, Nayara Almeida.  

Em contato com a atendente, Marcilene Afonso comenta, que não imaginava que o vídeo fosse causar tanta repercussão. “Estou muito contente de saber que todos que emitiram seus elogios se sentem bem ao procurar a loja. Isso me deixa feliz, pois acredito que cumpri e estou cumprindo de maneira eficaz e justa minha missão”, comenta.

Para a recepcionista que trabalha na empresa há 9 anos, o que procura oferecer aos clientes é o que também busca receber quando os papais são investidos.

“Quando vou a algum comércio, loja, eu espero ser bem tratada. Esse gesto de carinho e atenção não custa nada. As pessoas que trabalham no setor de vendas ou que lidam com o público em geral, sejam elas de empresas privadas ou órgãos púbicos precisam entender que o atendimento que elas deveriam oferecer faz parte do seu serviço. É a maneira mais fácil de cativar uma pessoa. Ser bem atendido (a) é o mínimo que todos nós buscamos como clientes”, lembra.

A recepcionista diz não ter dúvidas de que o atendimento, além de ser alma do negócio pode ajudar o comércio a superar a crise.

“Com toda certeza. O comerciante perde clientes pelo mau atendimento que às vezes é oferecido por ele mesmo. Não educa os colaboradores e cai no mesmo vício. Contrata, porém não investe em capacitação. Existem comerciantes que falam da crise, mas a “crise” é um momento, ela vai passar. O comerciante deve entender que ele não necessita vender algo ao cliente naquela hora para tê-lo como um inconveniente na loja.  Não é preciso empurrar nada a ele, se ele gostou, se ele foi bem tratado, ele vai voltar. O empresário não se dá conta, mas esse gesto simples trouxe a ele mais um cliente. Agora se foi mal atendido, sufocado dentro do ambiente ao qual gostaria de ficar à vontade, além dele não voltar, irá fazer uma propaganda nada boa do local”, alerta.

“Acho que desde pequena sou assim. Aprendi que tenho coisas mais importantes na vida para fazer do que me mostrar infeliz. Todos nós temos capacidade, temos força. O princípio de quem cai é se levantar. Meu sorriso faz parte do complemento do meu trabalho. Na verdade, eu sou assim todo o tempo”, finaliza.

Na última sexta-feira (12/04), o carisma da recepcionista, Marcilente Afonso, foi destaque durante a 11ª Convenção Nacional da marca, Depyl Action, em Belo Horizonte (MG), representando o engajamento de toda equipe nas lojas de Porto Velho.   

Fonte: Assessoria

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