Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019 - 15:06 (Cidades)

L
LIVRE

ATENÇÃO AOS MUNICÍPIOS É A PALAVRA DE ORDEM DO GOVERNADOR DURANTE REUNIÃO COM AROM

O presidente da Arom, Claudio Santos (que também é prefeito de Theobroma), enumerou vários itens chamando a atenção para menos burocracia e melhor qualidade de serviços à população.


Imprimir página

A união de esforços para que os municípios possam se desenvolver, bem como uma atenção em políticas voltadas ao crescimento econômico ganharam forças durante reunião entre o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e 17 prefeitos que estavam representando a Associação Rondoniense de Municípios – Arom. O encontro ocorreu na tarde de quinta-feira, 17, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, quando foi apresentada uma lista de reivindicações ouvida atentamente pelo chefe do Executivo Estadual, podendo ser citadas as questões do repasse do Fitha, transporte escolar e o Programa de Estado de Desenvolvimento da Infraestrutura Municipal (Pedim).

O presidente da Arom, Claudio Santos (que também é prefeito de Theobroma), enumerou vários itens chamando a atenção para menos burocracia e melhor qualidade de serviços à população. Claudio esteve acompanhado pelos prefeitos de Ouro Preto, Nova União, Pimenteiras, Buritis, Alta Floresta, Cacaulândia, Itapuã do Oeste, Parecis, São Francisco, Vale do Anari, Alto Paraíso, Cujubim, Campo Novo, Mirante da Serra, Urupá, Novo Horizonte.

O prefeito Claudio Santos enfatizou ser de grande importância para as prefeituras que o repasse do Fundo para Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha) seja efetuado antes de maio deste ano. O Fitha trata-se de um recurso que visa reforçar os caixas das prefeituras para a construção de casas populares; para a recuperação, abertura e limpeza de estradas vicinais; manutenção e construção de bueiros e pontes, além da compra de peças e combustível para máquinas.

Outro ponto crucial discutido durante a reunião refere-se ao projeto de transporte escolar denominado “ir e vir”, principalmente com a chegada do início do ano letivo. As discussões também giraram em torno de outros assuntos, inclusive com pedido de uma agenda municipalista com a previsão de uma data bimestral para um dia de encontro com todos os prefeitos visando o debate de assuntos de relevância geral dos municípios.

Sensibilizado e atento às reivindicações dos prefeitos, o governador Marcos Rocha acenou como positivo para algumas solicitações e outras que deixou claro que toda a equipe de secretariado e técnica estará olhando atentamente. Portanto, o coronel Marcos Rocha ressaltou a importância desse primeiro encontro com os prefeitos nos primeiros dias do novo governo e deixou claro sobre a necessidade de haver uma proximidade com os gestores, principalmente neste início de governo em que toda a sua equipe está buscando compreender as realidades de cada município.

Ao lado do vice-governador Jose Atílio Salazar (José Jodan), o governador Marcos Rocha foi categórico em afirmar que se deve olhar para os municípios com maior atenção entendendo o problema pelo qual passa cada localidade do Estado. “Sabemos dos problemas e dificuldades, e nesse primeiro encontro com os prefeitos estamos ressaltando a união de esforços para que os municípios possam se desenvolver. Estamos alinhados e acredito ser o início de um excelente relacionamento. Precisamos estar juntos na certeza de conseguirmos fazer uma grande parceria para o crescimento do Estado”, ressaltou o governador atento à proposta de investimentos em infraestrutura nos municípios, bem como a expectativa de uma grande parceria com a Arom, chamando a atenção para o momento onde se deve usar cautela e garantiu que o Governo do Estado vai continuar sendo aliado dos municípios, principalmente, no desenvolvimento de ações que objetivam melhorar a qualidade de vida da população.

Confiantes após a reunião, os prefeitos mantiveram as expectativa de que o atual governador será sensível à fragilidade das gestões locais. Otimistas, os administradores municipais reforçaram a pretensão de contribuir com o novo Governo, nas relações institucionais com as prefeituras.

“Nesse primeiro contato com o coronel Marcos Rocha tiramos respostas positivas e nossa expectativa e mantermos essa parceria entre o governo e Arom com intuito de que seja respeitada a qualidade do serviço nos municípios”, disse o presidente da Arom.

Fonte: 030 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias