Terça-Feira, 08 de Outubro de 2019 - 17:29 (Política)

L
LIVRE

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA LANÇA CAMPANHA ' TODOS A FAVOR DA VIDA' EM ALUSÃO AO 'OUTUBRO ROSA'

É mais uma forma de conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama


Imprimir página

Na manhã desta terça-feira (8), a Assembleia Legislativa de Rondônia abriu oficialmente, na escadaria de acesso a Casa de Leis, a programação em alusão ao “Outubro Rosa”, com o tema “ Todos a Favor da Vida”, com uma série de atividades para alertar a sociedade sobre a importância de ações preventivas, cuidados com a saúde bem como a importância dos exames regulares com médicos especializados para o diagnóstico do câncer de mama.

Na abertura, o deputado estadual Dr. Neidson (PMN) foi enfático ao afirmar que a mulher tem direito ao acesso com maior facilidade aos exames preventivos, pois muitas vezes esbarram na burocracia e até mesmo ficam numa longa fila de espera, o que causa desconforto, constrangimento e baixa autoestima, em não poder realizar exames básicos, como ressonância ou mamografia”.

“Após o exame de rotina, de toque nos seios, quando encontram algo diferente, as mulheres procuram os médicos que imediatamente indicam a realização de exames complementares. Isso é importante para um diagnóstico precoce da doença, e o aumento na perspectiva de cura”, pontuou.

Além disso, o deputado enfatizou que o câncer de mama não atinge só o público feminino, segundo ele, a estatísticas medicas já apontam que, cerca de 1%, dos homens já apresentaram câncer mamário.

O deputado Chiquinho da Emater (PSB) declarou que as mulheres precisam ser tratadas com respeito, e que o direto a realizar exames faz parte disso. Falou que seu gabinete está à disposição para atender essa demanda, e ajudar da melhor maneira possível as mulheres de Rondônia que precisam de apoio.  O parlamentar destacou que atualmente, o câncer de mama é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

O deputado Aélcio da TV (PP), disse que sempre abraçou a causa, que considera importante e urgente o atendimento de qualidade. “Sabemos que o diagnóstico de câncer não abala não só a mulher, mas toda a família, por isso a importância da prevenção”. Ele fez um apelo, para que todos possam fazer o autoexame e tentar diagnosticar qualquer nódulo, ou algo diferente nas mamas, para que todo o processo de tratamento seja iniciado o mais rápido possível. “A Assembleia Legislativa cumpre seu papel social de divulgar o conhecimento e as ações de prevenção desta doença”, destacou Aélcio.

Para o deputado Eyder Brasil (PSL) o diagnóstico precoce é responsável por boa parte da cura do câncer de mama, e quanto mais cedo a mulher perceber algum tipo de alteração em seu seio e buscar um especialista, maior a probabilidade de cura. “Nosso gabinete está fazendo uma campanha, juntamente com a Unale, para arrecadar lenços para as mulheres que já estão em processo de tratamento, e que perderam os cabelos, por conta da quimioterapia”, afirma

 “Outubro Rosa”

O “Outubro Rosa” nasceu em meados dos anos 1990 com o intuito de levar informação e maiores serviços de prevenção e tratamento de doenças relacionadas à saúde feminina. Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, estimam-se quase 60.000 novos casos de câncer de mama no Brasil nos anos de 2018 e 2019.

O câncer de mama tem cura e graças ao Outubro Rosa, a população tem acesso à realização de exames importantes para o diagnóstico e prevenção da doença, durante todo o mês de outubro, gratuitamente pelo SUS. Os exames vão desde papanicolau a mamografias e estão disponíveis para mulheres de todas as faixas etárias.

Programação da campanha

08 a 31/10/19 - Campanha de arrecadação de lenços, uma parceria com o projeto lenço de amor resgata a autoestima e a beleza. Todos os lenços serão entregues a pacientes com câncer.

14 a 31/10/19 - Exposição de "PEITO ABERTO" com quadros fotográficos de mulheres pacientes curadas e em tratamento, pelas lentas da fotógrafa Graziela, do município de Guajará-Mirim.

Caminhada- No dia 29 de outubro acontece a caminhada rosa “Juntos a Favor da Vida”, às 19h, no espaço alternativo em Porto Velho.

Fonte: 015 - ALE/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias