Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020 - 13:23 (Colaboradores)

L
LIVRE

ARRAIAL FLOR DE CACTO: SE NÃO FOSSE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS O CIRCUITO JUNINO 2020 COMEÇARIA HOJE

No meio do circuito junino aconteceria o Arraial Flor do Maracujá que é coordenado pelo governo estadual via Sejucel.


Imprimir página

Caso os eventos culturais com a participação de muitas pessoas, pudessem acontecer, hoje começaria o Circuito Junino 2020, com a abertura da 23ª edição do Arraial Flor de Cacto.

O Circuito Junino atualmente, é o maior evento da cultura popular, coordenado pela prefeitura de Porto Velho através da Funcultural e da Semdestur que montam a estrutura dos arraiais que fazem parte do Circuito, que começaria hoje e só terminaria no final do mês de agosto. No meio do circuito junino aconteceria o Arraial Flor do Maracujá que é coordenado pelo governo estadual via Sejucel.

O Flor de Cacto foi criado pelos vereadores Rubão Matias e Rubinho Luz no ano de 1997/98 e desde sua primeira edição, de sempre acontece na última semana do mês de maio no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho.

O Projeto "Arraial Flor de Cacto" tinha como principal objetivo, o que continua tendo, proporcionar a cultura popular das danças de Quadrilhas e Bois Bumbás aos moradores do bairro Caladinho e demais bairros da Zona Sul. Enquanto Rubão e Rubinho permaneceram vereador o Arraial contou com o apoio da prefeitura de Porto Velho. Os dois deixaram a política e passaram a coordenação do Arraial para a Associação dos Moradores do Bairro Caladinho e aí o Flor do Cacto conseguiu se manter no mesmo nível, até os dias de hoje.

Com o tempo, o Flor de Cacto ganhou o status de segundo maior Arraial Junino de Porto Velho (perdendo apenas para o Flor do Maracujá). Durante alguns anos, a Federon realizou o Concurso de Eliminatórias no Flor de Cacto, ali também algumas vezes, foram realizados os concursos das Rainhas de Quadrilhas juninas.

Hoje o Flor de Cacto está sob a coordenação do engenheiro civil Clodoaldo Matos – Negaça. Para este ano Negaça tinha programado uma premiação de aproximadamente 20 Mil, que seriam divididos entre os seis primeiros grupos classificados no Concurso que seria coordenado pelo folclorista Silvio Santos. "Infelizmente a pandemia nos impediu de realizar o Arraial que com certeza, seria um dos mais concorridos, já que a premiação seria boa", disse Negaça.

Além de tudo isso, o Flor de Cacto é o Arraial onde os grupos de quadrilhas ajustam suas coreografias, para a grande apresentação no Flor do Maracujá – "Agora é esperar 2021 chegar para voltarmos a montar nosso Arraial", finalizou Clodoaldo Negaça.

Fonte: Zé Katraca - NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias