Terça-Feira, 30 de Abril de 2019 - 15:07 (Cultura)

L
LIVRE

ARIQUEMES: FUNCET PROMOVE ENCONTRO ESTADUAL DOS GESTORES DE CULTURA

A partir do encontro, os municípios definirão as datas de realização das Conferências Municipais.


Imprimir página

A reunião ocorreu na ultima sexta-feira (26), no Centro Cultural Lídio Sohn e contou com a presença do Superintendente Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (SEJUCEL), Jobson bandeira, Chicão Santos, coordenador do Sistema estadual de Cultura. Promovido pela Fundação de Cultura, esporte e turismo (FUNCET), de acrdo com o Diretor de Cultura de Ariquemes, Marcos Biesek, teve a finalidade de debater as demandas do setor nos municípios de Rondônia. “A gente debateu sobre o Fundo Estadual de Cultura, que ainda não tem uma definição exata de quando será liberado o recurso, mas nós cobramos da SEJUCEL um posicionamento e estamos aguardando a resposta. Além disso, discutimos sobre as conferências municipais e estadual, fundamentais para definir a implementação das políticas públicas voltadas para este setor,” afirmou Biesek.

A partir do encontro, os municípios definirão as datas de realização das Conferências Municipais. Ariquemes deve eleger 16 delegados para representar o município na fase estadual.

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS (COMCA)   

A nova mesa diretora do Conselho Municipal de Cultura tomou posse no último dia 11 de abril, na Casa dos Conselhos de Ariquemes, em reunião ordinária que contou com a presença dos nove conselheiros e a maior parte de seus suplentes, representantes dos mais diversos segmentos culturais e membros da sociedade civil organizada e do Poder Executivo municipal, conforme prerrogativa legal. Para o diretor de Cultura, Marcos Biesek, “As cadeiras foram ocupadas por pessoas ligadas diretamente a cada área, formando uma plenária técnica e inteirada do universo cultural,  o que facilitará o entendimento das pautas, discussões e decisões.”

A representação setorial ficou assim definida:

Fórum Música: Laura Brandhuber - titular, Adeildo Costa – suplente.

Fórum Dança: Leny Lima – titular, Renaisa Almeida – suplente.

Fórum Artesanato: Elenira Fernandes- titular, Ruth Kruger- suplente.

Fórum Artes Visuais e Design: Ederson Lauri- titular, Cleber Rocha- suplente.

Fórum Audio visual e Arte digital: Édier Willian – titular, Sandro Simédico- suplente.

Fórum  Artes Cênicas: Genildo Pereira- titular, Jéssica Santos- suplente.

Fórum Cult. Pop., afro e indígena: Marcio Norberto-titular, Janilza Messias-suplente.

Fórum Patrimônio histórico: Oscar Borche- titular, Cássio Murilo- suplente

Fórum  Literatura: Maikon Viana- titular, Abgail Aguero- suplente.

O presidente da Funcet, Lafaiete Ribeiro, finalizou a reunião destacando a importância do Conselho de Cultura no acompanhamento das demandas do setor. “Esse colegiado tem a missão de acompanhar o bom andamento das políticas públicas relacionadas à área, trazer os anseios da sociedade e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos em cultura,” concluiu.

Fonte: Comunicação PMA

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias