Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018 - 15:12 (Culinária)

L
LIVRE

APRENDA A MELHOR MANEIRA PARA DERRETER O CHOCOLATE

Confira dicas para cortar e guardar o chocolate


Imprimir página

Popularizado na Europa durante o século XVII, o chocolate virou um dos principais ingredientes em bebidas e receitas da nobreza na época. Mas, para chegar ao resultado atual com seu gostinho inesquecível, o chocolate passou por muitas variações até se tornar o produto que consumimos hoje.

Do leite ao meio amargo, em barra ou em pedaços, em pó ou líquido, o chocolate pode ser encontrado em inúmeras formas e utilizado de diversas maneiras para preparar pratos incríveis típicos do mundo todo.

Assim como qualquer outro alimento, o chocolate também tem cuidados e jeitos específicos de preparo, como a maneira ideal de cortar ou derreter. É muito importante lembrar que o chocolate também pode queimar e estragar todo o trabalho feito na cozinha.

A Fortaleza, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, selecionou quatro dicas que você simplesmente não pode deixar de anotar. São informações muito fáceis de seguir, além de fazerem toda a diferença na hora de preparar as suas sobremesas. Confira:

Para cortar: coloque a barra de chocolate em uma tábua limpa e bem seca. Mantenha o chocolate em um ângulo de 50º e insira a faca no chocolate para cortá-lo em lascas grandes.

Para medir: use uma balança digital para pesar o chocolate. É o modo mais preciso.

Para derreter: é possível derreter o chocolate em banho-maria, sem deixar que a água ferva. No entanto, esse método nem sempre é simples, pois a umidade despendida pelo vapor de água pode atingir o chocolate e prejudicar a sua consistência. Coloque a barra em um recipiente apropriado e leve ao micro-ondas em potência média, mexendo a cada 20 segundos. No micro-ondas, o cozimento ocorre de maneira muito rápida e, ainda que o chocolate mantenha o seu formato, pode estar extremamente quente por dentro.

Para guardar: embrulhe o chocolate que sobrou em filme de PVC e guarde em um recipiente hermeticamente fechado. O chocolate tende a absorver odores; por isso, quanto menos contato com o ar, melhor. Se for conservado à temperatura de cerca de 18ºC, o chocolate amargo pode durar um ano, o chocolate ao leite cerca de seis meses, e o branco, três meses.

Fonte: 010 - noticiasaominuto

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias