Terça-Feira, 01 de Março de 2016 - 15:01 (Dica de Leitura)

L
LIVRE

APOSENTADORIA: ENTENDA A REGRA 85 E 95

Nessa nova regra o fator previdenciário não é obrigatório


Imprimir página

As novas regras, para se aposentar será necessário somar a idade do trabalhador com o tempo de contribuição. A soma tem que dar  95 anos para o homem e 85 anos para a mulher. Para isso a idade mínima será de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres.

Apesar de amplamente divulgado, muita gente ainda tem dúvidas sobre essa nova forma de cálculo. Para sanar essas dúvidas, o Revista Brasil entrevistou a professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Positivo (UP), Lúcia Young.

Ela explicou que a pessoa tem ainda a possibilidade de permanecer no regime anterior, com o chamado fator previdenciário. Mas se a pessoa quiser, pode entrar na nova regra que une idade e contribuição, mas abre mão do fator previdenciário. “O que seria uma forma benéfica, fazendo todo um cálculo, uma somatória em que ela poderia ganhar um pouco mais” complementa.

“A ideia é fazer com que cada vez mais cedo a pessoa já ingresse no mercado de trabalho formal e já comece a ter as contribuições”, esclarece. Ela explica que o mínimo é de 180 meses de contribuição para a pessoa pleitear aposentadoria, não adianta só ter a idade.

Fonte: ebc

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias