Domingo, 22 de Setembro de 2019 - 17:52 (Geral)

L
LIVRE

APAE DE ARIQUEMES RECEBE PRÊMIO BRASIL MAIS INCLUSÃO 2019

A APAE de Ariquemes foi fundada no dia 23 de abril de 1983, sob a liderança da senhora Ilda Salvático. Sendo a segunda APAE a ser implantada no Estado de Rondônia, enfrentou muitos desafios.


Imprimir página

O trabalho de inclusão social desenvolvido pela APAE de Ariquemes foi reconhecido a nível nacional através do PRÊMIO BRASIL MAIS INCLUSÃO 2019, concedido pelo CONGRESSO NACIONAL – CÂMARA DOS DEPUTADOS.

O PRÊMIO BRASIL MAIS INCLUSÃO 2019, foi idealizado pelo CONGRESSO NACIONAL – CAMARA DOS DEPUTADOS, como forma de homenagear empresas, entes federados, entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiências.

O prêmio é concedido anualmente, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da pessoa com deficiência - 21 de setembro.

Na categoria Mérito João Ribas, participaram ONG´S e ENTIDADES de todo o Brasil sendo eleitos apenas cinco Ong´s ou Entidades que mais se destacaram: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ariquemes – APAE (RO), Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Goiás -  ADFEGO, Instituto Guga Kuerten – IGK (Florianópolis), Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural – IOK (SP), Obras Sociais Irmã Dulce - OSID (BA).

A APAE de Ariquemes foi fundada no dia 23 de abril de 1983, sob a liderança da senhora Ilda Salvático. Sendo a segunda APAE a ser implantada no Estado de Rondônia, enfrentou muitos desafios.

Segundo sua fundadora, Ilda Salvatico, “naquele tempo os recursos eram escassos e faltava até pessoal para compor o quadro de colaboradores para cuidardas necessidades básicas dos atendidos, o que acabava sobrecarregando os voluntários.” O tempo passou e hoje, após 36 de sua fundação, a APAE de Ariquemes colhe os frutos de um trabalho desenvolvido com muito amor e profissionalismo que ecoa por todo o Brasil: “temos um passado de muita luta e um presente de grandes vitórias, graças ao enfrentamento que somente pessoas aguerridas são capazes de desenvolver”, disse a atual presidente da APAE de Ariquemes Waneska Salvático.

Ao receber o prêmio, a atual presidente da APAE de Ariquemesdestacou a importância da luta por uma sociedade mais justa e igualitária, visando a inclusão social e cidadania da pessoa com deficiência.

O respeito a diversidade, a oportunidade e a inclusão podem sim, fazer deste, um mundo mais justo e melhor. A participação da APAE de Ariquemes foi possível, graças a uma propositura da Deputada Federal Mariana Carvalho. Em seu discurso WaneskaSalvatico, dedicou o prêmio a todos os colaboradores da APAE de Ariquemes, as 2.178 APAES de todo o Brasil e principalmente as 38 APAES do Estado de Rondônia.

Segundo Waneska Salvatico, as parcerias com o poder publico, privado e a comunidade são fundamentais para o sucesso. Ela deu ênfase especial a parceria com o Rondoncap que se tornou essencial para o apoio as ações das Apaes em Rondônia.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: NewsRondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias