Terça-Feira, 19 de Maio de 2020 - 15:24 (Política)

L
LIVRE

ANÚNCIO: NOVE MILITARES SÃO NOMEADOS PARA ASSESSORAR MINISTRO INTERINO DA SAÚDE

Nomes foram publicados na edição desta terça-feira no Diário Oficial da União


Imprimir página

O ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazuello, nomeou nesta terça-feira nove militares para postos do Ministério da Saúde. Além de nomeações para assessoramento do ministro, os militares ocuparam cargos na área de finanças do Fundo Nacional de Saúde, e na área de avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS). Pazuello, que era secretário executivo do ministério antes da saída de Nelson Teich, ocupa o cargo de chefia da pasta enquanto o presidente Jair Bolsonaro não define novo gestor para o órgão.

As nomeações feitas por Pazuello foram publicadas na edição desta terça-feira no Diário Oficial da União. Uma consulta ao Portal da Transparência indica que os escolhidos por Pazuello são militares ou estão lotados em cargos subordinados ao Comando do Exército. A chegada de militares ao Ministério da Saúde ainda durante a gestão de Nelson Teich foi um dos elementos que causou o isolamento do ex-ministro dentro da pasta. A nomeação desses quadros para postos de chefia gerou desconfiança no corpo técnico do Ministério da Saúde. Segundo relatos, servidores temiam um ministério "tutelado" por pessoas sem conhecimento amplo sobre o SUS.

Para cargos de assessoria,  Pazuello nomeou Alexandre Magno Asteggiano e Luiz Otávio Franco Duarte, sendo o último como assessor especial do ministro. Já para a o Fundo Nacional de Saúde, foram nomeados Giovani Cruz Camarão como coordenador de finanças da coordenação- geral de execução Orçamentária, Financeira e Contábil da Diretoria Executiva do Fundo; André Cabral Botelho como coordenador contábil da mesma área; e Vagner Luiz da Silva Rangel como coordenador geral.

Já Marcelo Sampaio Pereira foi nomeado para exercer a função de diretor de programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde; e Angelo Martins Denicoli foi o nome escolhido como diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS. Mario Luiz Ricette Costa foi nomeado como assessor técnico da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. E Ramon da Silva Oliveira ocupará o cargo de coordenador Geral de Inovação de Processos e de Estruturas Organizacionais.

O ministro interino também designou o atual secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, como seu substituto eventual.

Fonte: Paula Ferreira e Leandro Prazeres / O Globo

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias