Sexta-Feira, 09 de Novembro de 2018 - 15:04 (Cidades)

L
LIVRE

ALUNA DO PROJETO MUNICIPAL 'PRÉ- ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS' GANHA BOLSA INTEGRAL PARA CURSAR PEDAGOGIA NA FIAR

Para 2019 há previsão de extensão das vagas e destinação de mais bolsas de ensino superior gratuitas para alunos que atenderem aos critérios exigidos.


Imprimir página

Maria Nilce dos Santos, de 50 anos, concluiu o Ensino Médio há mais de vinte e seis. De lá para cá tentou diversas vezes ingressar num curso superior, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas na nota de corte, sempre ficava para trás.

As dificuldades diárias de ter que trabalhar, cuidar da família e da mãe idosa, doente; além das limitações financeiras, não lhe permitiam se dedicar a um curso preparatório que a habilitasse concorrer em igualdade com os demais. Mesmo assim, o sonho de fazer Pedagogia para ensinar a outro o que conseguiu com muita dificuldade, não se perdeu, ao contrário, ressurgiu com mais força quando soube do Projeto Municipal “Pré-Enem, Vestibulares e Concursos, lançado em 2017 pela Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Maria não perdeu tempo, fez a inscrição na segunda turma de 2018 e se esforçou muito para assistir todas as aulas. ”O Curso é ótimo! Eu só tenho a agradecer a Deus, porque se não fosse esse curso, eu não teria ganhado essa bolsa.” Disse Maria, visivelmente emocionada.

A bolsa de estudos para o curso superior foi entregue a Maria, na manhã desta sexta-feira (09), pelo Professor Nildo Roberto de Andrade, representante das Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR), onde as aulas ocorreram este ano. Durante uma cerimônia simples, na SEMED, que contou com a presença de professores voluntários do projeto, da coordenadora, Olímpia Fernandes, da secretária Municipal de Educação, Cleuzeni Maria de Jesus, e do Prefeito, Thiago Flores, a concessão foi assinada. “A escolha dessa aluna resume-se a meritocracia. Por ser muito assídua, dedicada, enfrentar vários desafios pessoais em prol do objetivo, demonstrando que quando queremos alguma coisa não devemos nos preocupar em como fazer, mas temos que nos importar em fazer que as oportunidades aparecem” Explicou Nildo, sobre os critérios de escolha da aluna.

O PROJETO

Cada edição do projeto Municipal “Pré-Enem, Vestibulares e Concursos” tem duração de cinco meses e as inscrições são realizadas duas vezes ao ano. Já atendeu mais de trezentas pessoas de baixa renda, desde 2017, quando foi lançado. Destas, pelo menos cinquenta conseguiram passar em vestibulares ou foram admitidas em Universidades Federais, através da nota do ENEM.

Em 2018 foi desenvolvido em parceria com professores do Instituto Federal de Rondônia, que ministraram voluntariamente aulas gratuitas de produção textual, gramática, espanhol, matemática, história geral, física, biologia, química e literatura, além de fazerem simulados, realizados ao final de cada temporada, para fixar e testar os conhecimentos adquiridos.

Para 2019 há previsão de extensão das vagas e destinação de mais bolsas de ensino superior gratuitas para alunos que atenderem aos critérios exigidos.

Fonte: 015 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias