Sabado, 03 de Setembro de 2016 - 09:45 (Artigos)

L
LIVRE

ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE NUTRIÇÃO - Por João Antonio Pagliosa

As principais fontes de fibra são as frutas e as verduras. Abuse delas


Imprimir página

Olha aí, olha aí, nunca passe mais de três horas sem comer algo porque o seu metabolismo irá cair, você ficará mais lento, o seu corpo passará a reter mais líquidos, além de aumentar a produção de gordura. O corpo reage assim de forma involuntária por autopreservação. Nossa máquina é perfeita!

As proteínas são constituintes orgânicos essenciais das células, e correspondem a 18% do peso corporal animal. As proteínas são polímeros complexos com peso molecular variando de 5.000 a mais de um milhão, e são formadas por aminoácidos. Tenha por hábito ingerir mais proteína na sua dieta, especialmente no café da manhã, pois você ficou várias horas sem se alimentar. Seu organismo digere as proteínas e incorpora os aminoácidos incentivando a lipólise, isto é, a quebra ou desdobramento das gorduras para gerar energia, e a termogênese, ou seja, o uso da energia armazenada para geração de calor corporal.

Ingira mais carboidratos BONS, aqueles representados por grãos integrais, e evite ao máximo os carboidratos refinados (brancos). A farinha de trigo, por exemplo, ela quando refinada (branca), é importante que saiba, o processo fabril retira muitas vitaminas e minerais e proteínas que são inerentes do grão de trigo. A indústria age assim porque a farinha branquinha tem um aspecto visual mais bonito, porém, nutricionalmente falando, a farinha perdeu muito em valor. Prezado, prefira sempre a farinha integral, o próprio nome está dizendo, é a farinha processada com o grão inteiro, sem retirada do tegumento e do gérmen. São nesses locais que se encontram o “grosso” das vitaminas, dos minerais e dos óleos presentes no grão.

Os óleos e as gorduras são fontes muito concentradas de energia, razão porque devem ser ingeridas com moderação. As gorduras poli-insaturadas e as monoinsaturadas são grandes aliadas de nossa saúde, e elas estão presentes em quantidades apreciáveis no azeite de oliva extra virgem, no óleo de peixe, no óleo de cártamo, no óleo de coco, no abacate, nas castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, amendoim. Todos esses alimentos são ricos em ômegas 3, 6 e 9, os quais são altamente benéficos à saúde e oferecem uma gama de benefícios ao nosso organismo que as calorias NÃO oferecem. A caloria fornece apenas energia, nada mais.

A água é um nutriente essencial à vida e frequentemente olvidado quando o assunto é nutrição. Beba sempre muita água porque ela purifica o seu organismo. Eu recomendo nunca ficar mais de duas horas sem ingerir líquidos, preferencialmente água pura, porque espaços de tempo mais longos redundam em início de desidratação a nível celular e isso leva a lentidão de metabolismo, e você perde ou diminui seu pique.

Mas, durante suas refeições NÃO ingira muito líquido porque isso dificulta o trabalho de seu estômago. Sei que isso não é fácil para a maioria, entretanto procure ingerir pouco líquido durante suas refeições. Você verá como seu processo digestivo melhora com esta simples ação.

As fibras são fundamentais para o adequado funcionamento de nosso intestino. Saiba você que um adulto precisa ingerir no mínimo 25 gramas de fibras por dia para que seu intestino funcione corretamente, ou seja, para que você evacue todo o dia. Intestino preso é um desastre para sua saúde, porque você não elimina em tempo hábil o que seu organismo não aproveitou, e toxinas permanecem dentro de seu organismo dificultando seus órgãos e o seu CÉREBRO.

As principais fontes de fibra são as frutas e as verduras. Abuse delas, meu prezado!

As frutas e as verduras também são as principais fontes de vitaminas e minerais ao nosso corpo. As vitaminas são também nutrientes indispensáveis à vida e elas são catalizadores (aceleradores) de reações químicas importantes. Na ausência de aporte adequado de vitaminas, não ocorrerá metabolismo (desdobramento ou absorção) de nutrientes como as gorduras, os carboidratos e as proteínas.

É interessante recordar que qualquer alimento possui sempre seis nutrientes básicos, isto é, água, proteínas, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas. Um grão de milho tem esses seis nutrientes em determinadas concentrações. Um grão de soja, idem, um grão de qualquer coisa, idem. Um naco de carne também tem esses seis nutrientes em determinadas concentrações, e assim sucessivamente para qualquer alimento que você possa imaginar.

A nossa saúde depende do equilíbrio adequado dos alimentos que ingerimos, para que nossas necessidades nutricionais básicas sejam atendidas. Balanceá-los é a chave. Simples assim!

Para finalizar, é sábio comer pouco no jantar. A alimentação que precede o seu repouso diário deve ser leve, para que o seu soninho seja um descanso perfeito! É isso, meu prezado!

Fonte: João Antonio Pagliosa

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias