Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019 - 09:59 (Agricultura)

L
LIVRE

AGRICULTURA: SECRETÁRIO VISITA SÍTIO MODELO NO REASSENTAMENTO SÃO DOMINGOS

A gestão Hildon Chaves incentiva a diversificação de produção em pequenas propriedades


Imprimir página

Porto Velho, RO - O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Claudio Pereira, o Luiz Cláudio da Agricultura, visitou o Sitio Zambuzim, no Reassentamento São Domingos, considerado como "modelo" na diversificação de produção na agricultura familiar, condição defendida, incentivada pela administração Hildon Chaves e apoiada por diversos programas da Semagric.

O sítio Zambuzim tem área total de 10 hectares, mas a família Oliveira utiliza apenas quatro para produzir dezenas de cultivares, basicamente frutas e hortifruti, mas também cultivam flores e plantas ornamentais, como a conhecida rosa do deserto.

Eles migraram da cidade, onde trabalhavam na construção civil, há quatro anos e já se tornaram referência no sistema de agricultura familiar. Antônio Aparecido Oliveira, a esposa Orinda e o filho Jeferson Diego se revezam nas tarefas diárias e produzem todo tipo de hortaliças, legumes, cupuaçu, urucum, abacaxi, limão, mamão, mandioca, banana, café, manga e até pimenta do reino, além da exótica pitaia, fruta que é produzida em poucas propriedades em Porto Velho e tem significativo valor comercial.

"O diferencial é que toda a produção é praticamente orgânica e os espaços são bem aproveitados", observa Luiz Cláudio, que chamou atenção para as técnicas de reaproveitamento de resíduos, como cascas e folhas secas como adubo, praticamente abolindo o uso de fertilizantes.

O urucum (colorau) e a pimenta do reino são processados manualmente por dona Orinda e comercializados nas feiras de Porto Velho. "O urucum e a pimenta do reino moída não tem nenhum tipo de conservante ou aditivo químico", diz, com orgulho, dona Orinda, que também processa o café "à moda antiga." O filho Diego é quem faz a maior parte do trabalho braçal no sítio e cuida da comercialização nas feiras.

Garante que não sente falta da agitação da cidade e que hoje consegue "fazer" um salário sem comparação daquele que conseguia como trabalhador na construção civil.

"É justamente essa visão de produção rural diversificada e orgânica em pequenas propriedades que a gestão Hildon Chaves tenta difundir entre as famílias rurais, porque eleva a qualidade do produto, agrega valor e tem mercado assegurado", disse Luiz Cláudio, anunciando que a família Oliveira já disponibilizou o sítio para a realização de um Dia de Campo, cujo objetivo é mostrar que é possível produzir muito e com qualidade sem precisar usar grandes áreas, contribuindo para a segurança alimentar e preservação ambiental.

Fonte: 015 - Comdecom

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias