Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020 - 15:24 (Agricultura)

L
LIVRE

ACOMPANHE O CENÁRIO ESTATÍSTICO DO CORONAVÍRUS PELO PORTAL DO OBSERVATÓRIO DE RONDÔNIA

O painel sobre a doença foi lançado nesta quarta-feira (01) e conta com os trabalhos de monitoramento e atualização, durante todo o dia, de técnicos de informática e da Gerência do Observatório Estadual (GOB).


Imprimir página

Uma visão geral e em tempo real sobre a propagação do coronavírus no Brasil está disponível ao acesso da população, por meio do portal do Observatório Estadual de Desenvolvimento Regional (ODR), instalado na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão ( Sepog). O painel sobre a doença foi lançado nesta quarta-feira (01) e conta com os trabalhos de monitoramento e atualização, durante todo o dia, de técnicos de informática e da Gerência do Observatório Estadual (GOB).

O secretário da Sepog, Pedro Pimentel, explica que a iniciativa faz parte do conjunto de atribuições adquiridas pela Sepog ao ser instituído em Rondônia o Sistema Estadual de Informação do Poder Executivo.  “Além de disponibilizar os dados para que qualquer pessoa possa utilizar como base de argumento, fundamento de pesquisa, entre outros, o painel tem como um de seus objetivos monitorar a propagação do novo coronavírus, auxiliando o trabalho do Estado nas diversas áreas afetadas”, complementou o secretário.

Ao acessar o painel, o público poderá selecionar o tipo e a forma que deseja visualizar e obter as informações sobre os casos confirmados e de óbitos, por exemplo, tanto no âmbito federal quanto dos estados e municípios. “As informações estão georreferenciadas, permitindo maior detalhamento na visualização e compreensão dos dados que compõem a plataforma”, destacou o gerente da GOB, Jorge Ugalde.

A fonte utilizada na geração dos dados é a ‘Brasil.IO’’. A equipe responsável pelo manuseio dos dados na Sepog, composta pelos analistas Ariane Dias e Eder José;  e o técnico, Ranon Rodrigues, explicaram tratar-se de uma fonte que reúne todas as informações enviadas pelas secretarias de saúde. “É uma fonte que conta com representações em todos os estados e que fazem este controle de atualização, ou seja, são dados bastante dinâmicos.  Estamos atentos a cada atualização no decorrer do dia”. No portal, é possível visualizar a hora da última atualização.

OBSERVATÓRIO

O ODR foi lançado em Rondônia em 2016 e é uma multiplataforma georreferenciada destinada a receber, relacionar, organizar e distribuir dados geográficos e literais em ambiente único de modo a possibilitar a pesquisa, recuperação de informações e edição de dados. A base para este trabalho está nos requisitos e funcionalidades preestabelecidas na ferramenta corporativa de monitoramento e gestão do Observatório. Entre suas funções está oferecer suporte às decisões do Governo do Estado.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias