Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019 - 21:38 (Artigos)

L
LIVRE

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O DESEMPENHO NO TRABALHO

A ideia era oferecer uma capacidade de amortecimento de impactos não igualada por nenhuma outra marca, e dessa forma oferecer proteção para todas as partes do corpo direta ou indiretamente afetadas durante uma corrida ou caminhada.


Imprimir página

No ano de 1987 a gigante dos calçados esportivos Nike criou uma tecnologia na qual o ar era simplesmente recolhido e transformado em um amortecedor para os seus tênis. Era o badaladíssimo “Nike Air”, que mais recentemente transformou-se em nike vapormax 3, e hoje configura-se como um verdadeiro sinônimo de atividade física para alto desempenho.

A ideia era oferecer uma capacidade de amortecimento de impactos não igualada por nenhuma outra marca, e dessa forma oferecer proteção para todas as partes do corpo direta ou indiretamente afetadas durante uma corrida ou caminhada.


Nos últimos 30 anos as corridas e caminhadas tornaram-se hábitos quase obrigatórios no mundo todo

Isso porque a empresa não demoraria a perceber que a prática de exercícios físicos tornar-se-ia um hábito recomendado por 10 entre 10 especialistas quando o assunto é qualidade de vida, desempenho no trabalho, recuperação de lesões, entre outros inúmeros benefícios que só podem ser obtidos por meio de exercícios físicos, adesão a bons hábitos alimentares e mentalizações positivas.

Atividade física: importância para alto desempenho no trabalho

6 em cada 10 indivíduos estão insatisfeitos com as suas atividades profissionais. E os motivos já são por demais conhecidos: condições precárias de trabalho, relação quase doentia com colegas, salário de fome, sobrecarga de atividades, entre outras inúmeras razões.

Mas o pior é quando toda essa sobrecarga física e mental encontra um corpo mal preparado, com pouca flexibilidade e sedentário.

Por isso mesmo o que os especialistas não se cansam de repetir é que apenas 10 ou 15 minutos diários de caminhadas após uma boa sessão de alongamentos já seriam suficientes para fornecer a dose extra necessária de energia para suportar qualquer tipo de exigência.

E as razões para isso é que as artérias passam a trabalhar mais para enviar sangue para todas as partes do corpo, aumentando, consequentemente, a quantidade de oxigênio no cérebro e nos demais órgãos, além de um ininterrupto suprimento de nutrientes que são consumidos durante a alimentação.

Prazer e sensação de bem estar para os praticante de atividades físicas

A importância das atividades físicas para o aumento do desempenho no trabalho (e também para outras atividades do dia a dia) está no fato de que, entre outras coisas, elas ajudam a liberar endorfina no sangue – um neurotransmissor diretamente ligado às sensações de prazer e bem estar.

Isso torna-se uma ferramenta e tanto para quem deseja manter bem longe os flagelos da depressão e da ansiedade, que hoje configuram-se como algumas das principais causas de afastamento do trabalho em todo o mundo.

De acordo com um curioso estudo realizado por estudantes da Universidade de Essex, na Inglaterra (com cerca de 1.200 pessoas de várias idades, classes sociais e gêneros), os praticantes de atividades físicas diárias (mesmo que por não mais do que 5 minutos) apresentaram um inquestionável aumento no humor, autoestima, além da capacidade de raciocínio e memorização.

A conclusão dos pesquisadores foi a de que atividades ao ar livre funcionam como verdadeiros antienvelhecimentos naturais para o cérebro, que passa a responder melhor a diversos estímulos, o que é capaz de preservar um indivíduo de transtornos como dificuldades de memorização, doenças cerebrais, déficits cognitivos, entre inúmeros outros distúrbios típicos da idade.

Essa foi a nossa visão acerca da importância da atividade física para o desempenho no trabalho. Mas, e a sua?Deixe-a na forma de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando os nossos conteúdos.

Fonte: Bianca Costa

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias