Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019 - 15:53 (Geral)

L
LIVRE

19° EDIÇÃO DA CORRIDA DO FOGO REUNIU CERCA DE MIL COMPETIDORES E TROUXE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRABALHO INFANTIL

“Esse é um evento voltado a toda a família. Estamos comemorando também os 21 anos do Corpo de bombeiros do estado de Rondônia”


Imprimir página

O evento que acontece há cerca de duas década, e está inserido no calendário regional de Porto Velho, superou as expectativas de público neste ano com cerca de mil inscritos. A 19° edição da Corrida de Fogo aconteceu neste sábado (20), e lotou a sede do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), localizada na avenida Campos Sales, onde foi dada a largada para as competições. Segundo responsáveis pelo evento, a corrida do fogo faz alusão ao dia do Bombeiro militar, comemorado no dia 2 de julho. “Esse é um evento voltado a toda a família. Estamos comemorando também os 21 anos do Corpo de bombeiros do estado de Rondônia”, destacou o comandante do CBMRO, coronel Demargli da Costa Farias.

Neste ano, cinco categorias competiram: público geral e militar individual, ambos com trajeto de dez quilômetros; cadeirantes e caminhada, com trajeto de cinco quilômetros; e a categoria infanto-juvenil, com trajetos que variam entre 50 metros e um quilômetro. Antes do início da corrida, competidores e familiares estavam na expectativa da vitória. “É a primeira vez que participo e estou confiante. Trouxe minha mãe pra torcer por mim” disse o bombeiro militar Anderson Serrati.

Para edição, a corrida do fogo teve como diferencial a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT) que trouxe a campanha #chegadetrabalhoinfantil, que estava estampada na camisa dos participantes. “A corrida do fogo é um dos maiores eventos esportivos do Estado, e com essa parceria conseguimos conscientizar um público grande sobre a importância da luta contra o trabalho infantil”, destacou a procuradora chefe do MPT, Camilla Holanda.

Os três primeiros colocados da categoria público geral, que fizeram o trajeto de dez quilômetros, saindo do comando geral até o aeroporto, são participantes conhecidos pelo público. Essa não foi a primeira vitória de Janaiton França da Cruz, que também ficou em primeiro lugar em 2017. Embora vencedor da 19° edição, disse não ter feito o melhor tempo. “Esse ano corri em 32 minutos, devido ao clima que não colaborou. Nos treinos fiz em menos tempo. Mas acima de tudo estou feliz com a conquista”, afirmou o vencedor do primeiro lugar.

O cabeleireiro Evandro Saraiva mostrou que tem talento tanto com as mãos quanto com os pés e garantiu o segundo lugar no pódio. “ Já participo há mais de quatro anos da Corrida do Fogo e por várias vezes obtive a primeira classificação, como em 2018, por exemplo. Neste ano, por vacilo, fiquei em segundo, mas continuo no pódio, só não posso sair ”, brincou o participante.

Os valores das premiações em dinheiro variam de R$ 200 a 700 reais. Além dos valores, eles recebem, também, troféus, além de medalhas de participação. “Nenhum competidor fica sem premiação. O evento conta como pontuação para os corredores profissionais. O evento é mais um lazer. Que aproxima o Corpo de Bombeiros e a segurança pública da comunidade, incentivando à prática esportiva”, acrescentou o secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Coronel José Hélio Pachá.

Os resultados dos participantes serão divulgados na página oficial do Corpo de Bombeiros de Rondônia.

Confira aqui a galeria de fotos do evento.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias