Onça ameaçada de extinção é abatida em floresta da Amazônia Ocidental
A prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou de 18 a 20 deste mês, atividades em alusão ao Outubro Rosa, período em que são ampliadas as ações de promoção, prevenção e conscientização de combate ao câncer de mama. O evento teve o apoio do Departamento de Atenção Básica (Dab), Departamento de Média e Alta Complexidade (Demac) e Coordenação da Saúde da Mulher/Semusa.
O secretário municipal de saúde, José Orlando Ramires, que esteve presente em todas as atividades, disse que o objetivo “é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de desmistificar conceitos em relação à doença”.
A campanha Outubro Rosa enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
No dia 18 de Outubro a Gerente do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM), Elis Solange Alencar do Nascimento e sua equipe de profissionais realizaram na sede do órgão um evento com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil. Eles participaram de palestras instrutivas para a prevenção do câncer de mama e colo de útero com o ginecologista Gustavo Brito e a bioquímica citologista Neocina Maria de Azevedo Lima. O Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres esteve presente e contribuiu com várias atividades.
A gerente do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Wanderleth Ferreira da Silva e sua equipe de profissionais realizaram durante todo o dia 20, atividades para as mulheres que compareceram à unidade de saúde em busca de atendimento. Ao todo foram 43 exames de mamografia em pacientes que aguardavam pela regulação, palestras de orientação e promoção à saúde das mulheres, apresentação musical, corte de cabelos e maquiagem, entre outros serviços.
News Destaques
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.